Às margens do Açude Belinzoni, em Araranguá, será implantado um espaço para contemplação, abrangendo estrutura de concreto armado e deque de madeira
Araranguá
No último fim de semana de agosto, a Celesc providenciou a remoção de alguns postes de energia elétrica junto à rua Expedicionário Iracy Luchina, no bairro Urussanguinha. Conforme já noticiado, essa ação foi necessária para a sequência de obras, como a nova pavimentação do trecho compreendido entre às ruas Albino Pereira de Souza e Prefeito Walter Belinzoni.
Às margens do Açude Belinzoni será implantado um espaço para contemplação, abrangendo estrutura de concreto armado e deque de madeira, com estrutura que reforça a contenção do manancial e oferece espaço para convivência. O local conterá copa, sanitários, bicicletários, letreiro temático, espaço para fotos e observações, etc.
O deque de contemplação deve ficar concluída em até dez meses. Enquanto as obras são realizadas, parte do trajeto apresenta trânsito em meia pista. A área está sinalizada, mesmo assim é recomendado que os motoristas reduzam a velocidade de seus veículos e aumentem a atenção.
Esta obra mobiliza Samae e Executivo Municipal, pois na Rua Expedicionário Iracy Luchina, à Prefeitura de Araranguá está providenciando implantação de camada asfáltica e obras complementares.
Nessa via pública, por medida de segurança e racionalidade, o leito da rua foi transposto para o lado norte – um pouco mais distante do manancial de água – já que um dos crônicos problemas era a constante fragmentação na área de contenção do açude. Uma das causas era o excessivo tráfego de veículos de carga.
O açude é o manancial natural que abastece a ETA III, responsável por abastecer cerca de 35 por cento da população.