Defesa Civil fortalece integração regional em reunião do Colegiado

A próxima reunião do Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil da Amesc será no dia 28 de novembro

Plano de Contingência, Plano de Chamada, relatório anual, material de apoio e lei do auxílio mútuo marcaram a reunião do Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil da Amesc, nesta semana

 

Região

Plano de Contingência, Plano de Chamada, relatório anual, material de apoio e lei do auxílio mútuo marcaram a reunião do Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.

A assessora em Políticas Públicas da Amesc, Rosângela Paulino Alexandrino, reforçou o papel e a importância do Colegiado e o papel e responsabilidade que todos assumiram. Destacou a busca pela união entre os municípios.

Conforme o coordenador do Colegiado Regional, coordenador da Defesa Civil de Santa Rosa do Sul, Higor de Oliveira Pereira, na reunião foi debatido sobre produtos perigosos. “A DC é responsável em gerenciar e estar à frente da ação, tomando as primeiras decisões e chamar os órgãos responsáveis”.

O coordenador do Colegiado Regional reforçou a importância da elaboração do Plano de Contingência. Apresentou ainda a situação das chuvas na região.

Na sequência, o coordenador do Colegiado questionou ao grupo sobre se o Plano de chamada existe nos municípios, e da importância de terem o contato da rede de atendimento emergencial: saúde, obras, transporte, assistência social, hospital, PM, agricultura, empresa de energia e água.

No levantamento de 2022, o Colegiado registrou 30 ocorrências na Amesc, cinco decretos de emergência, 25 termos assinados para kits  e dois kits entregues.

O coordenador da Defesa Civil regional, Rodrigo Ronaldo Rafael, trouxe um material de apoio e suporte para a atuação da Defesa Civil no município e apresentou um vídeo sobre a DC. Relatou a importância de a população ter um contato direto com a Defesa Civil de seu município.

Quanto a Lei do auxílio mútuo, o coordenador do Colegiado questionou se os municípios tem a Lei de Auxilio mútuo, o que auxilia os mesmos em demandas com os demais municípios (troca de ajuda) desde que tenha lei.

A próxima reunião do colegiado será no dia 28 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.