A exemplo do que ocorreu em 2021, neste ano, o Samae de Araranguá implantou o Pinheiro Solidário, cujo objetivo é incentivar as crianças a praticarem desenho e pintura, incentivar a criatividade, despertar a imaginação, exaltando alguns dos principais sentidos do Natal, que são a comunhão e esperança.
Coordenadora do Projeto Samae na Escola, Paula Rezena observa que, a ideia é fazer um rodízio anual entre as unidades de ensino, beneficiando, por meio da promoção, o maior número de alunos e unidades possíveis. Em 2022 elaboraram e fixaram cartinhas no Pinheiro Solidário do Samae, estudantes da EEB Professora Otílio da Silva Berti, do bairro Barranca; CEI Pequenos Notáveis, bairro Santa Catarina; CEI Gente Inocente, do Bairro Lagoão e CEI Cidade Encantada, do bairro Jardim das Avenidas. A expectativa é que aproximadamente 100 crianças de 2 a 5 aninhos sejam contempladas com doações.
Vários servidores da autarquia já retiraram cartinhas e vão colaborar com a ação. Toda a comunidade está convidada para aderir à iniciativa. O Pinheiro Solidário está implantado a recepção da unidade administrativa do Samae, na rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, bairro Urussanguinha.
Para tornar-se padrinho é simples: basta deslocar-se até o local durante o horário de expediente – de segunda a sexta-feira, entre 7 e 19 horas – escolher um dos envelopes depositados no Pinheiro Solidário e assumir o compromisso de entregar o presente. Até o dia 14 de dezembro, o Samae terá a incumbência de visitar os quatro educandários, desejando um feliz Natal e distribuindo os presentes para as crianças que participam do Pinheiro Solidário.