Chuvas causam alagamentos e deslizamento em Araranguá

Paula Rezena, acompanhada da docente Elisa Arigoni Martins e da estudante premiada, Isadora Soffy dos Reis Pereira, da turma do 1º Ano B, da Escola Municipal Professora Judite Brígida Lúcio, da comunidade de Lagoa do Caverá

Devido ao trabalho forte de prevenção realizado após as chuvas da metade do ano, Sombrio investiu em prevenção e não teve problemas com a enxurrada, apesar dos mais de 115 milímetros de chuva, em 24 horas

As chuvas persistentes que atingiram a Região nos últimos dias estão causando deslizamentos e muitos transtornos no Sul catarinense. A Administração Municipal de Araranguá, juntamente com a Defesa Civil, emitiu um comunicado de que houve novos deslizamentos na encosta do Morro dos Conventos, na rua Caxias. Pontos de alagamentos foram identificados na cidade, e possíveis novos deslizamentos podem acontecer. O volume do Rio Araranguá também aumentou, ficando com cerca de 1,70m.

O pontilhão próximo ao bairro Sangão, em Criciúma, também ficou alagado, enquanto em Forquilhinha, quatro famílias foram resgatadas após ficarem ilhadas por volta das 5h30min desta quarta-feira, dia 1°, com a inundação na rua Brasil, bairro Cidade Alta. Em Tubarão, por conta dos alagamentos, as aulas da rede municipal de ensino foram canceladas. Na BR 101, no Morro dos Cavalos, acesso a Florianópolis, o tráfego foi interrompido.

Conforme a Defesa Civil, as chuvas devem persistir nesta sexta-feira, dia 2, e sábado, dia 3, por causa da junção entre aquecimento, umidade e baixa pressão, que geram pancadas e chuva e temporais isolados, Há riscos de deslizamentos e alagamentos pontuais.

As temperaturas devem subir e passar dos 30°C no litoral Sul durante a sexta-feira.

Sombrio investe em prevenção

A Prefeitura de Sombrio e a Defesa Civil realizaram vistorias de plantão durante a madrugada desta quinta-feira, dia 1º, e também pela manhã, em todo o município, para verificar leito de rio, valos, ruas, avenidas e estradas de interior, afim de realizar qualquer ação. O que não foi necessário, devido ao trabalho forte de prevenção realizado após as chuvas da metade do ano.

“Há tempos Sombrio trabalha em prevenção e diminuímos muito a quantidade de cheias na cidade com cada obra realizada desde 2013. Um problema ou outro que apareceu este ano, prontamente fomos procurar o defeito, onde poderíamos melhorar e assim fizemos, por isso hoje a gente monitora, sabe que estradas do interior precisarão de atenção, o que é normal em período assim, mas problemas de enchente em rua, de desabrigo de moradores, água nas casas por falta de escoamento de nossa drenagem, não aconteceu”, disse o secretário de Obras e Agricultura, Jonas D’Ávila.

O coordenador da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares, afirmou que em 24 horas foram mais de 115 milímetros de chuva. “Não tivemos nenhuma ocorrência registrada e estamos de prontidão, seguindo o monitoramento, mas é preciso lembrar do trabalho de prevenção que evitou qualquer problema”, comentou.

A prefeita Gislaine Cunha manifestou preocupação com outras cidades afetadas e também celebrou que Sombrio não tenha nenhuma ocorrência.

“Estamos observando tudo o que as chuvas estão causando no estado, muito preocupados com a situação de outros catarinenses, a disposição para qualquer ajuda que for necessária, mas também estamos contentes com o resultado do nosso trabalho de prevenção. Mesmo as ruas e avenidas que tinham problemas constantes, desta vez passaram bem, especialmente por uma madrugada muito chuvosa. É trabalho e prevenção, mostrando a presença da gestão em todos os lugares”, concluiu Gislaine.

Trânsito na SC-390

Até o final desta edição, o trânsito na SC-390, a Serra do Rio do Rastro, estava liberado, mas sendo monitorado. É recomendada a rota alternativa pela SC-370, Serra do Corvo Branco, que está liberada e em condições melhores de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.