Booster gera mais eficiência no abastecimento de água em Araranguá

Segundo o engenheiro Mario Copetti, a implantação do equipamento aprimora a eficiência do abastecimento, contribuindo para redução de perdas e controle mais eficaz das pressões

Bomba pressurizadora, instalada na localidade de Fundo Grande, no bairro Polícia Rodoviária, tem proporcionado mais eficiência ao sistema de abastecimento de água do bairro anfitrião e nas comunidades de Santa Catarina, Sanga da Areia, Sanga da Toca, Operária e adjacentes

O booster, ou bomba pressurizadora, instalado no dia 17 do último mês, na localidade de Fundo Grande, no bairro Polícia Rodoviária, tem proporcionado mais eficiência ao sistema de abastecimento de água do bairro anfitrião e das seguintes comunidades: Santa Catarina, Sanga da Areia, Sanga da Toca, Operária e adjacentes. Atendendo uma antiga demanda de uma das regiões que mais cresce em população no município, o booster implantado contou com investimento de R$ 75 mil reais provenientes de recursos próprios.

O funcionamento do booster é controlado 24 horas por meio do CCO, o Centro de Controle Operacional. “A implantação do equipamento aprimora a eficiência do abastecimento, contribuindo para redução de perdas e controle mais eficaz das pressões”, explica o engenheiro do Samae, Mario Copetti.

Ele tem monitorado constantemente o desempenho do booster, observando de forma remota e presencial, a melhora nos níveis de vazão e pressão da água que abastece milhares de imóveis. O equipamento garante uma boa pressão mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais.

Os boosters ou bombas pressurizadoras ajudam a regular a pressão e melhoram a distribuição de água, principalmente em regiões mais altas ou distantes de grandes adutoras. A definição do ponto para instalação ocorre em um processo que envolve diversos dados e a modelagem hidráulica da rede de distribuição, por meio de um software específico.

Nova ETA

Ao mesmo tempo, o Samae desenvolve projeto visando a construção de uma nova ETA, Estação de Tratamento de Água, desta vez junto à comunidade de Lagoa do Caverá. No local, a autarquia já adquiriu uma área de terra com aproximadamente 4 hectares. O objetivo da obra é qualificar ainda mais o abastecimento naquela região do município.

As ações fazem parte de uma série de melhorias feitas pelo Samae no município, seguindo a filosofia de busca permanente da redução dos índices de perdas, hoje mantida em 25% e bem abaixo da média nacional, que é de quase 40%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.