Na estrutura da ArenaFest, milhares de pessoas prestigiam exposições, shows, farta gastronomia e artesanato. A programação comemorativa aos 143 anos de Araranguá iniciou no último dia 31 e prossegue até hoje, dia 3
A programação comemorativa aos 143 anos de emancipação político-administrativa de Araranguá iniciou no último dia 31 e prossegue até este 3 de abril, dia do aniversário do Município. Na estrutura da ArenaFest, milhares de pessoas têm prestigiado exposições, shows, farta gastronomia, artesanato e estandes que divulgam serviços públicos.
Com a presença de milhares de pessoas, incluindo famílias inteiras, a Prefeitura de Araranguá promoveu na noite de sexta-feira, dia 31, a abertura da programação comemorativa aos 143 anos de emancipação político administrativa de Araranguá. As atividades, na ArenaFest iniciaram às 9 horas, porém a abertura ocorreu às 20 horas, sendo seguida dos shows com Lúcio Zilli e Banda, DJ Batata e Banda Iriê. O Samae está presente no evento, disponibilizando em seu estande aproximadamente 9 mil copos de água e material impresso destacando suas ações e serviços.
O prefeito César Cesa – que esteve acompanhado da primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Dione Cesa, não escondeu sua emoção: “Era vice-presidente do Araranguá Esporte Clube quando conquistamos a Copa Santa Catarina, no dia 30 de maio de 1991. Lembro do ex-deputado Manoel Mota fazendo cambalhotas em pleno gramado do Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, após o zagueiro Paulão acertar o pênalti que definiu o campeão”.
Naquela data houve empate em 1 a 1 na etapa regulamentar, empate sem gols na prorrogação e vitória araranguaense por 7 a 6 na cobrança de tiros livres diretos.
Arena municipal
Segundo o prefeito, são capítulos como este que elevam a importância da Arena Poliesportiva Municipal Professor Nilton Matos Pereira, cuja inauguração ocorreu no sábado, dia 1º, às 16 horas com o confronto das equipes de Máster de AEC x Figueirense, reeditando à decisão ocorrida há 22 anos.
César Cesa destacou o bom momento da atual gestão, que realizou inúmeras obras e serviços, como pavimentação de aproximadamente 70 quilômetros de ruas, melhorias das estradas, conclusão da ciclovia na ARA-227, investimentos em áreas como saúde e educação, entre outros. Ele destacou a parceria com o vice-prefeito Tano Costa e o empenho, tanto dos secretários, quanto dos servidores.
Também ponderou que, quando uma pessoa troca de idade, ela reúne a família para festejar, então, quando um município como Araranguá celebra aniversário é natural que se organize um evento deste porte para que aproximadamente 70 mil pessoas possam confraternizar e comemorar.
Já o deputado Tiago Zilli lembrou, em seu pronunciamento, que no sábado, dia 1º de abril, a Lojas Adelino, um empreendimento da sua família, celebrou 60 anos de história. O parlamentar colocou-se à disposição para defender as demandas de Araranguá e Região.
Araranguá em moda
Na sequência houve apresentação de um vídeo que mencionou as potencialidades do município nos diferentes segmentos. Na ocasião, foi anunciado que nos dias 25 e 26 de maio será realizada a primeira edição do Araranguá em Moda.
A programação festiva seguiu no sábado, dia 1º, e no domingo, dia 2, com exposições, área gastronômica e cultural, além de estandes apresentando um resumo dos serviços públicos. Já nesta segunda-feira, dia 3 – feriado municipal e data da emancipação de Araranguá – ocorrerá a tradicional rústica Diocléio Pereira Machado, a partir das 16 horas.