No dia 4 de maio é comemorado o Dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, feriado municipal em Araranguá. Em 2023 também é celebrado o 175º aniversário do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Mais uma vez o Samae apoia o evento, desta vez contribuído com 5 mil copos de água envasados na própria autarquia, que serão distribuídos durante as atividades. A programação festiva iniciou em fevereiro e prossegue com intensa agenda, culminando na romaria e festa do dia 4 de maio.
Neste ano, a temática da Festa é “Com Maria mãe dos homens, anunciando as maravilhas do Senhor! (cf. Lc 1,46). Para preparar tudo com o primor que a ocasião merece, o Santuário conta com o apoio de um time de quase 60 festeiros, divididos em sete comunidades de Araranguá, além de quase 30 empresas apoiadoras. “Temos uma equipe mobilizada desde 2022. Nossa expectativa é muito positiva e esperamos que a comunidade esteja conosco, aproveite a programação e viva intensamente a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens. É um momento de avivamento da fé, que precisa da participação dos fiéis para fazer sentido”, destaca o padre Maxssuél da Rosa Mendonça, reitor do Santuário.
As celebrações alusivas à padroeira são repletas de história, fé e devoção. Um pequeno capítulo desta trajetória é resgatado nos registros feitos pelo primeiro fotógrafo profissional de Araranguá, o saudoso José Genaro Salvador. Na foto em anexo, ele destaca os festejos da década de 1950 em honra à Nossa Senhora Mãe dos Homens. Da esquerda para a direita, Victorio Berti, Padre Santos Spricigo, Itália Libera Remor Berti, sra. Gomes, Padre Raimundo Ghizzoni e Pedro Gomes, que mais tarde receberia homenagem póstuma emprestando seu nome à uma rua do Bairro Mato Alto.