Aciva apresenta balanço das ações e conquistas de 2022 para a Região

A sede da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense fica localizada no Centro de Araranguá

Região

O ano de 2022 serviu para retomada e consolidação das atividades e para a Aciva, a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense, não foi diferente, já que a entidade realizou atividades que foram interrompidas pela pandemia da Covid-19. Mesmo perante as incertezas houve um crescimento de 15% no número de associados.

Logo no início do ano, em março, iniciou a primeira turma do PGVE, o Plano de Gestão e Vivência Empresarial, ação que era realizada em outras associações e que pela primeira vez chegou na região do Extremo Sul Catarinense. A segunda turma já tem data definida para acontecer, será em março de 2023. Ainda visando a capacitação e a apresentação de novas possibilidades, a Aciva concluirá 2022 com a formação de duas turmas do Empretec e articulou a palestra do projeto People +, com Giovane Gávio.

Em 2022, aconteceu a segunda edição da Feira Aciva de Profissões, que contou com a presença de inúmeras universidades e apresentou aos estudantes das escolas públicas da região as possibilidades de carreiras para os jovens. Ainda visando envolver a comunidade, aconteceram as edições do Prêmio Aciva de Matemática e Prêmio Aciva de Inovação.

A Aciva marcou presença nos conselhos municipais, entre eles, o de Saúde, das Cidades, Inovação e também na Câmara Normativa. Além de participar dos conselhos, a entidade possui participação ativa na Aratec, incubadora de empresas de inovação e tecnologia, atualmente com nove empresas incubadas.

Para o presidente da Aciva, Alberto Sasso, é necessário o envolvimento em pautas que beneficiarão toda população. “A nossa entidade entende que o econômico caminha ao lado do social, por isso sempre buscamos defender e trabalhar em prol de importantes pautas da região e de toda a sociedade”.

Além das atividades citadas acima, outra prova do envolvimento social foi a realização, em parceria com outras entidades, da campanha pelo voto regional na eleição de 2022, conscientização que colheu bons frutos e aumentou o número de deputados estaduais.

Núcleos ativos

A Aciva em 2022 chegou ao número de sete núcleos, sendo eles, Núcleo do Jovem Empreendedor, Núcleo da Mulher Empresária, Núcleo de Farmácias, Núcleo de Arquitetura e Decoração Nueva, Núcleo de Gastronomia, Núcleo de Artefatos de Cimento, sendo que o Núcleo de Saúde surgiu ao longo deste ano. Entre as principais ações dos núcleos estão consultorias, capacitações, compras e ações em conjunto, além de eventos tradicionais como: Um salto para mulher, 120 dias de gestão, Feirão do Imposto e a participação na Feira Casa Pronta.

A entidade foi destaque dentro do Programa de Aceleração de Núcleos, o PAN, sendo que dos R$ 240 mil disponíveis para a Regional da FACISC (Amrec e Amesc), R$ 190 mil foram captados pelos núcleos da Aciva.

 

Fan chega em sua décima edição

A Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense realizou entre os dias 18 e 20 de outubro a 10ª edição do FAN, o Fórum Aciva de Networking. O evento é considerado uma das maiores ações de empreendedorismo e inovação do Sul de Santa Catarina. Segundo a organização passaram mais de 1.500 pessoas em três dias de evento. A edição de 2022 contou com palestrantes e convidados, falando sobre gestão de pessoas, empreendedorismo e inovação.

Em todos os quesitos o FAN quebrou recorde e superou as expectativas, inclusive com a realização da maior sessão de negócios do Sul Catarinense, com a presença de mais de 120 empresas, que apresentaram os seus serviços e produtos.

Sasso avalia positivamente o seu segundo ano como presidente, ele que deixa o comando da entidade em dezembro de 2022. “Foi um ano marcado por inúmeras ações e conquistas para a Aciva e para a região do Extremo Sul Catarinense, tudo foi possível ser feito graças a parceria da diretoria, dos associados e colaboradores. Foi uma honra conduzir a associação por esse período e colaborar com o desenvolvimento local e regional”, assegurou o presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.