Na noite de terça-feira, dia 11, a Polícia Militar de Araranguá teve conhecimento de que estava circulando em grupos de conversa de aplicativos a informação sobre dois homens encapuzados que teriam invadido a Escola de Educação Básica Profª Otília da Silva Berti, no bairro Barranca, em Araranguá.
Diante do fato, os policiais militares realizaram buscas no interior do estabelecimento e no perímetro escolar, mas nenhum suspeito foi encontrado.
As imagens das câmeras de segurança foram verificadas e o fato não foi confirmado. Além disso, não havia funcionários ou alunos no estabelecimento, pois a escola não funciona no período noturno.
Sendo assim, constatou-se que as informações compartilhadas eram falsas.
Destaca-se ainda, que na manhã desta quarta-feira, dia 12, a Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência na mesma escola, pois um aluno das séries iniciais teria pulado o muro para buscar a bola durante atividade física e deparou-se com um homem vestindo proteção facial e portando um instrumento cortante no lado externo da instituição de ensino.
Logo que comunicada, a direção entrou em contato com a Polícia Militar e a averiguação foi realizada, constatando que se tratava de um trabalhador limpando a plantação que faz extrema com o pátio da escola, bem como havia um espantalho utilizado para proteção do plantio. Em seguida, os militares conversaram com os alunos e os ânimos foram acalmados.
Diante de tais acontecimentos, a Polícia Militar reafirma que informações sem fundamentos ou sem fontes confiáveis não devem ser compartilhadas.
“Entre em contato com os órgãos de segurança pública, fique atento às redes sociais oficiais e comunique qualquer situação suspeita ou de emergência. Nossos esforços estão concentrados em garantir segurança à comunidade escolar”, declarou a PM de Araranguá em nota no Instagram da Instituição.