Sede do Samae de Araranguá recebe iluminação azul no mês do autismo

Durante o mês de abril, a fachada da unidade administrativa do Samae de Araranguá ficará iluminada com a cor azul, em alusão a conscientização do autismo

2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela ONU, em 2008, como forma de alertar para a realidade vivida pela pessoa com transtorno do espectro autista

 

Araranguá

 

Durante o mês de abril, a fachada da unidade administrativa do Samae de Araranguá, localizada na rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, bairro Urussanguinha, ficará iluminada com a cor azul, em alusão a conscientização do autismo.

2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela ONU, a Organização das Nações Unidas, em 2008, como forma de alertar para a realidade vivida pela pessoa com transtorno do espectro autista.

Desde o início da atual gestão, a diretoria do SAMAE  literalmente une o útil ao agradável, aproveitando a iluminação externa da sede para despertar atenção dos cidadãos em relação a temas de interesse comum: “O Abril Azul se torna mais conhecido a cada ano e o esforço da autarquia, com toda a sua capilaridade, é exatamente esse, trazer mais informação e ajudar a construir na sociedade uma rede de apoio para todas as famílias e pessoas com autismo, observa o diretor administrativo do Samae, Elton Ferreira.

O que é o autismo?

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que costuma surgir durante os dois primeiros anos de vida, como resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro.

Esse transtorno prejudica o desenvolvimento do indivíduo em sua interação social e habilidades de comunicação.

As pessoas com autismo frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

 

Formas de tratamento

O tratamento do autismo deve ter início tão logo seja feito o diagnóstico e deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.