Araranguá
O Projeto Hidrossanitário delimita a distribuição da água fria, água quente, esgoto, água pluvial, caixas de gordura e sistema de ventilação por toda a edificação. A partir da sua elaboração, a construção recebe os elementos necessários para um bom funcionamento das instalações hidráulicas e de esgoto. Outra vantagem destacada pelo engenheiro sanitarista do Samae, Everson Casagrande, o Polaco, é que nesta documentação ficam registradas as características e localização de todo o sistema. Sua opinião está credenciada, entre outros fatores, pelos mais de 18 anos de atuação junto a autarquia.
Ele explica que, no projeto, aparecem elementos como tubulações, válvulas, bombas, sifões, caixas de armazenamento e registros, que se conectam aos equipamentos sanitários. Tudo deve estar de acordo com o Projeto Arquitetônico, pois a falta de compatibilização pode prejudicar a execução da obra.
Para solicitar a autorização do Projeto Hidrossanitário, é necessário que o usuário compareça no setor de engenharia do Samae, que fica situado na unidade administrativa – Rua Iracy Luchina, nº 711 – a fim de efetuar o procedimento ou apresente uma autorização com assinatura do interessado. São necessários os seguintes documentos:
– Três cópias do projeto arquitetônico;
– Três cópias do projeto hidrossanitário;
– Requerimento do pedido da aprovação de projeto;
– Guia paga (apresentar ART ou RRT, identidade e CPF para a emissão da guia no balcão);
– Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT);
– Termo de responsabilidade (Samae fornece guia a ser preenchida);
– Memorial descritivo com cálculo hidrossanitário (fossa, filtro, sumidouro.) conforme NBR 7229 e NBR 13969.
O valor da guia é referente a área construída.