Rolando Christian Coelho – 30/12/2022 – A partir de segunda, novos governos estarão aí

A partir de segunda-feira novos governos estarão instalados no país e nos Estados da federação. Em Santa Catarina a única reivindicação é a de que a gestão estadual não desacelere seus trabalhos. Os bons índices econômicos do Estado colaboram para a sensação de que é preciso apenas levar “a coisa” adiante. Tudo o que precisa ser feito já é sabido. Sendo assim, basta fazer, pois, como restou provado pelo atual governador Carlos Moisés da Silva (Rep), dinheiro existe. É claro que há questões bastante complexas a serem resolvidas, a exemplo da herança dos precatórios do ex-governador Paulo Afonso Vieira, de questões ligadas a previdência estadual, e pontualmente das demandas ligadas ao setor rodoviário catarinense. Nada, no entanto, que não possa ser equacionado.
Em nível federal, a preocupação é maior. Há o temor de que as malfadadas práticas promovidas pelas gestões do PT possam ser revividas. A volta do exagerado toma lá, da cá, que quase afundou o país, ainda é um fantasma. A expectativa é a de que o PT tenha aprendido com os erros, e busque governar com base nos princípios republicanos, promovendo os acertos necessários para ter estabilidade política sem extrapolar os princípios básicos da moralidade.
A bem da verdade, se não agir assim, o futuro presidente Lula da Silva (PT) não terminará seu mandato. Todo mundo sabe disto, e é isto que dá certa garantia de que os exageros não voltarão à tona. Pelo menos esta é a esperança.
Aproveito o ensejo para ressaltar que no mês de janeiro não escreverei esta coluna, voltando com ela no dia 1º de fevereiro. A todos, um Feliz Ano Novo, repleto de paz, prosperidade e realizações.

 

Soratto é confirmado na Secretaria da Casa Civil

Notícia que já havia sido vazada pela imprensa, o que incluiu esta coluna, foi confirmada ontem. O deputado estadual eleito Estener Soratto Júnior (PP) será o futuro Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, atuando diretamente com o gabinete do governador Jorginho Mello (PL). Com isto, o primeiro suplente de deputado estadual do Progressistas, Pedro de Assis Silvestre, é quem assumirá a Assembleia Legislativa na vaga de Soratto, em fevereiro. Pedrão, como é popularmente conhecido, foi eleito vereador de Florianópolis em 2016, e em 2020 concorreu à prefeitura da Capital pelo PL, de Jorginho Mello, mas depois deixou o partido para ingressar no Progressistas e disputar a Assembleia Legislativa neste ano. A saída do PL foi considerada uma traição política, à época. Pelo visto, o fato é tido como águas passadas, já que Jorginho Mello, em pessoa, ao nomear Estener Soratto para a Casa Civil, da de graça um mandato de deputado para seu ex-correligionário.

Chiodini na Infraestrutura é uma das opções de Jorginho

Em época de composição de governo, se especula de tudo, e as conjecturas não param. Uma delas da conta que o governador Jorginho Mello (PL) poderia convidar o deputado federal reeleito Carlos Chiodini (MDB) para ser o futuro Secretário de Estado da Infraestrutura. Com isto, o atual deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, que ficou na primeira suplência do MDB na disputa pela Câmara Federal, assumiria o Congresso Nacional no lugar de Chiodini. Convém ressaltar que Vampiro é ligado ao ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), o que poderia ligar este grupo político do MDB a Jorginho. Afora isto, sempre é bom lembrar que Chiodini é o atual presidente do MDB de Santa Catarina, com forte influência sobre a bancada do partido na Assembleia Legislativa. Mesma bancada que Jorginho está de olho para assegurar sua estabilidade política junto ao parlamento estadual. Fechado com o MDB, e já seguro dos votos do PL e do Progressista, Jorginho precisaria de muito pouco para ter paz política em seu mandato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.