Rolando Christian Coelho – 20/12/2022 – Paulinho é eleito presidente da Câmara em Gaivota

Vereador Paulo Roberto da Silva, o Paulinho (PP), foi eleito ontem à noite para comandar a Mesa Diretora do legislativo gaivotense pelos próximos dois anos. Ele recebeu seis, dos nove votos dos vereadores do município. Os outros três votos foram dados ao vereador Ênio Borges, o Ênio do Pedro Chico (PP), que disputou a presidência da Câmara Municipal mesmo sabendo que não tinha chances de vitória.
Paulinho foi eleito em 2020 pela oposição, mas ao longo de 2021 se aproximou do governo do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), passando a fazer parte da base de apoio de sua gestão. Juntamente com Paulinho, foi eleito para ser vice-presidente do legislativo o vereador Felipe Agostinho dos Santos (PSDB). Para a primeira secretaria foi eleito o vereador Josimar Ramos Borges (PSDB) e para a segunda secretaria a vereadora Maria Leandro Nunes (MDB).
A votação para a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023/2024 transcorreu com tranquilidade, bem ao contrário da última eleição, no início de 2021, ocasião que o vereador Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (PSB), foi eleito presidente. Naquela ocasião, Fernando, que havia sido eleito vereador pela situação, acabou recebendo os votos da oposição para presidir o legislativo, o que acabou gerando protestos por parte de populares. Na eleição de ontem, esta estratégia acabou se repetindo, só que de forma inversa, com um vereador eleito pela oposição recebendo apoio de vereadores de situação. Todavia, o clima pós eleição foi amistoso.
A tendência natural, a partir de agora, é que o futuro presidente da Câmara Municipal, que assumirá seu cargo no dia 1º de janeiro, comece a construir uma ponte que o leve ao PSDB do prefeito Kekinha dos Santos. Isto pode acontecer já nos próximos meses de 2023, caso o Progressistas leve adiante seu projeto de fusão com o União Brasil, ou no início de 2024, quando deverá ser aberta janela de transferência partidária sem risco de perda de mandato por infidelidade partidária.
Na sessão de ontem em Balneário Gaivota, os vereadores também votaram por unanimidade para denominar três ruas do município. Elas receberão, respectivamente, os nomes de Celso Porto, Lino Demétrio Coelho, e Nadir Sant’ Helena Coelho, esta última em homenagem a primeira professora do município, que exerceu suas atividades em Balneário Gaivota nas décadas de 1920 e 1930.

PSD oficializa ação contra Jorge Seif e pede cassação

PSD decidiu entrar com ação contra o senador eleito Jorge Seif (PL), solicitação sua cassação. Basicamente, ele está sendo acusado de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral deste ano, na medida em que teria supostamente se utilizado de estrutura empresarial para sua eleição, o que é proibido por lei. O foco da ação é a proximidade de Jorge Seif com Luciano Hang, dono das Lojas Havan, e os supostos benefícios que o empresário teria propiciado ao senador eleito, como, por exemplo, a cessão de aeronave durante a campanha. Em princípio, caso Seif seja cassado, quem assume em seu lugar é o segundo colocado na disputa pelo Senado, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), mas isto de forma temporária. Caso seja seguida a lógica constitucional, será preciso convocar nova eleição para o preenchimento da vaga, em caso de cassação.

Eleitos em Santa Catarina são diplomados pelo TRE

Governador eleito Jorginho Mello (PL), sua vice, Marilisa Boehm (PL), o senador eleito Jorge Seif (PL) e seus dois suplentes, além dos 16 deputados federais e dos 40 estaduais eleitos por Santa Catarina em Outubro passado, foram diplomados ontem, no final do dia, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis. O ato marca a última etapa do processo eleitoral deste ano, e agora os eleitos aguardam por suas respectivas posses. No caso do governador e sua vice, seus mandatos começam no dia 1º de janeiro. No caso do senador, suplentes e deputados, seus mandatos começam em 1º de fevereiro. Interessante observar que durante a diplomação o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu elogios abertos de Jorginho Mello e também de Jorge Seif, que aproveitou para emendar um discurso de alinhamento com o pensamento bolsonarista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.