Rolando Christian Coelho – 19/12/2022 – Convém a Jorginho acertar com o MDB

Pelo andar da carruagem, caso queira ter tranquilidade na relação com a Assembleia Legislativa, futuro governador Jorginho Mello (PL) precisará conversar abertamente com o MDB, buscando aproximação e acerto político. O partido tem seis deputados, e almeja emplacar Mauro de Nadal na presidência da Casa. Tudo se encaminhava para isto, mas o PL de Jorginho começou a apontar uma série de restrições ao nome do deputado, convergindo seus onze votos na Assembleia para o projeto que vem sendo construído por José Milton Scheffer (PP).
Para contrapor esta articulação, Mauro de Nadal e Júlio Garcia (PSD) articularam a criação de três blocos partidários, que, somados, abarcam MDB, PSDB, PSD, União Brasil, PTB, PT, PDT e Psol. Afora estes, já havia um bloco agrupando Republicanos, Novo e Podemos. Em princípio, todos estariam contra o projeto de Zé Milton de chegar à presidência da Assembleia Legislativa.
Nitidamente, tudo passa pelo MDB. O problema é que o partido não se contenta com pouco, o que acaba fazendo com que Jorginho Mello mantenha certa distância dos desdobramentos que estão sendo realizados no parlamento estadual para a escolha da próxima Mesa Diretora. O futuro governador sabe que para ter os votos do MDB, em uma aliança com o PL, precisará negociar secretarias, diretorias e autarquias. Mais que isso, corre o risco de ter que entregar tudo isto e também a presidência do parlamento, visando meramente apoio legislativo.
Jorginho, no entanto, tem experiencia política suficiente para saber que sem os votos do MDB e do PSD ele não terá paz com a Assembleia Legislativa. Por sua vez, a única maneira de ter paz é cedendo espaço no executivo, para, a partir daí, começar a discutir a situação da Mesa Diretora da Assembleia.
O que o futuro governador não pode, neste momento, é cair do canto da sereia, se deslumbrando com os 71% dos votos que recebeu da população catarinense. Vale lembrar que o atual governador Carlos Moisés da Silva (Rep) recebeu o mesmo percentual em 2018, e na eleição deste ano sequer chegou ao segundo turno, em grande parte, juntamente por não ter se acertando politicamente com a Assembleia.

 

Luciano Pires será próximo presidente da Câmara de Araranguá

Chapa de oposição venceu eleição para presidir a Câmara Municipal de Araranguá pelo próximo biênio. Em princípio, está acordado que o vereador Luciano Pires (Podemos) irá comandar o legislativo araranguaense durante o ano de 2023, renunciando depois de doze meses para que o seu vice eleito, Márcio Tubinho (PP), assuma a presidência da Casa. Além de Luciano e Tubinho, votaram nesta chapa os vereadores Douglas Michels (PP), Jorginho Pereira (PP), Kelvin Diran (PP), Diego Pires (PDT), Nelson Soares (PDT) e Samuel Nunes (PSD). A chapa de situação, que tinha como candidato a presidente o vereador Paulinho de Souza (PSD), recebeu os votos dele, e dos vereadores Neno Fontoura (PSD), Lena Périco (MDB), Tico Gomes Batista(MDB), Luiz da Farmácia (PL), Zico Candido (Avante) e Jair Anastácio (PT), que é o atual presidente. Havia a expectativa de que o vereador Samuel, que é filiado ao PSD do vice-prefeito Tano Costa, votasse na situação, o que acabou não acontecendo.

Hoje tem eleição na Câmara de Gaivota e quinta na de Sombrio

Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Gaivota realizará hoje eleição para a composição da nova Mesa Diretora do legislativo. Em princípio, a situação tem garantidos os cinco votos necessários, de um total de nove, para eleger o próximo presidente, que, ao que tudo indica, deverá ser o vereador Paulinho Roberto da Silva. Ainda que ele tenha conquistado em 2020 seu mandato pelo Progressistas, partido que foi oposição ao prefeito eleito Kekinha dos Santos (PSDB), o parlamentar tem feito parte da base de sustentação do governo municipal desde o ano passado. Já em Sombrio, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores acontecerá na próxima quinta-feira. Há uma franca negociação para que o vereador Rafael dos Santos, o Rafa Enfermeiro (PL), assuma a presidência do legislativo com os votos da situação. Em se tratando de eleições para a presidência de Câmaras de Vereadores, no entanto, o conselho é que se mantenha sempre um olho no gato e outro no peixe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.