Rolando Christian Coelho – 11/11/2022 – Ministério da Defesa não exclui fraude nas urnas

Na terça-feira, dia 9, Ministério da Defesa entregou relatório ao Tribunal Superior Eleitoral sobre a fiscalização realizada no sistema de votação eletrônica nas eleições deste ano no país. Feita a entrega, os grandes veículos de comunicação se esforçaram na tentativa de enfatizar que não havia sido encontrado nada de irregular após a fiscalização. O jornal O Globo, por exemplo, abriu manchete ressaltando que “TSE diz que recebeu com satisfação relatório da Defesa que não aponta fraude nas urnas”. A Folha de São Paulo, por sua vez, enfatizou que “Relatório da Defesa não aponta fraude em eleição, e TSE agradece”.
Ontem o Ministério da Defesa emitiu nota, através de seu site oficial, dando sua versão dos fatos. A nota diz que “o acurado trabalho da equipe de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”. A nota também enfatiza o relatório da fiscalização “indicou importantes aspectos que demandam esclarecimentos”. Neste sentido, três pontos foram destacados. O primeiro dando conta que “houve possível risco à segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido à ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do código-fonte”. O segundo dando conta que “os testes de funcionalidade das urnas (Teste de Integridade e Projeto-Piloto com Biometria), da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de um eventual código malicioso capaz de alterar o funcionamento do sistema de votação. Por fim, o relatório ressalta que “houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao código-fonte e às bibliotecas de software desenvolvidas por terceiros, inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação”.
De acordo com o Ministério da Defesa, por “consequência dessas constatações e de outros óbices elencados no relatório, não é possível assegurar que os programas que foram executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento”.
Em sua nota, o Ministério da Defesa diz que solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral que seja realizada, com urgência, “uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do código-fonte e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, criando-se, para esses fins, uma comissão específica de técnicos renomados da sociedade e de técnicos representantes das entidades fiscalizadoras”. Por fim, o Ministério da Defesa enfatizou seu compromisso de instituição alinhada com os preceitos da democracia.

Radares da BR-101 começaram a ser ativados

A partir de hoje os radares da BR 101, na Grande Florianópolis, passarão a funcionar. Em nossa região, no entanto, ainda não há data prevista para que eles também sejam ativados. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, antes dos radares do Sul do Estado serem ativados, será lançado comunicado dando conta disto. Entre Imbituba e Passo de Torres, que corresponde ao trecho da 101 administrado pela CCR Via Costeira, estão instalados 42 radares. Geralmente, depois de uma eleição, os governos esperam pelo menos uns dois meses para “dar a facada” no povo. Neste ano, não se esperou nem duas semanas.

Plano 1000 está indo para o espaço

Já é voz corrente em Florianópolis que o tal Plano 1000, do governador Carlos Moisés da Silva (Rep), não será levado adiante. O Plano prevê a destinação de recursos na ordem de R$ 1.000,00 por cada habitante dos municípios. Um município com 50 mil habitantes, receberia R$ 50 milhões. Por ora, somente cerca de 20% dos recursos já foram destinados para as prefeituras. Esperança de que os outros 80% sejam liberados é quase nula. Prefeitos estão numa tremenda saia justa, já que assumiram compromissos junto as populações locais. Carlos Moisés está terminando seu mandato de forma totalmente melancólica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.