Rolando Christian Coelho – 10/11/2022 – Diferença entre Jorginho e Moisés é gritante

Governador eleito Jorginho Mello (PL) nem assumiu o governo ainda e já está dando aula de fazer política. Diante da iminência de vencer a eleição, mesmo antes do segundo turno já começou a costurar uma série de alianças para garantir governabilidade junto à Assembleia Legislativa. De cara se aproximou do MDB, partido mais suscetível a apoiar Décio Lima (PT) na segunda etapa da eleição estadual. Ainda que isto tenha ficado longe de acontecer, Jorginho se antecipou. As tratativas também se estenderam, como estão se estendendo, a praticamente todas as demais siglas que elegeram deputados para o parlamento estadual, a exemplo de Progressistas, PSDB, PSD, União Brasil, e meio rosário de outras legendas. Isto já rendou ao futuro governador a simpatia de pelo menos 30, dos 40 deputados estaduais, que deverão apoiar sua gestão.
Jorginho Mello vai mais longe, e também já articula o alinhamento com os deputados federais eleitos por Santa Catarina no último dia 2 de Outubro. Neste sentido, abre duas frentes: uma com os federais eleitos pelo MDB, PSD e União Brasil, que em princípio deverão fazer parte da base de apoio do futuro governo de Lula da Silva (PT), e outra com o Fórum Parlamentar Catarinense, que é composto pelos 16 deputados federais catarinenses, além dos três senadores do Estado.
O fato é que mesmo antes de assumir Jorginho já tem amarrado o apoio dos deputados estaduais, assim como construída uma ponte de acesso ao Governo Federal, de quem, em tese, será opositor. Pelo andar da carruagem, o que se pode prever é que Jorginho não deverá sofrer sobressaltos políticos por um bom tempo, bem ao contrário do atual governador Carlos Moisés da Silva (Rep), que depois de permanecer isolado durante todo o primeiro ano de seu mandato, acabou quase sendo cassado no segundo ano, justamente por falta de apoio parlamentar.
Convém ressaltar que, com a bancarrota sofrida por MDB e Progressistas no pleito estadual deste ano, Jorginho Mello tem tudo para se solidificar como principal líder político do Estado pelos próximos anos. Basta manter-se como um político de centro-direita, próximo ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que a convergência para isto será natural.

Renan e Barbalho na equipe de transição de Lula

MDB nacional indicou os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho para integrar a equipe de transição do presidente eleito Lula da Silva (PT). Ao aceitar, Lula começa a dar a entender que não aprendeu com os erros do passado, ou, o que pode ser pior: acredita que não tenha errado. De fato, o futuro presidente vai ter que se apegar em tudo quanto é santo para conseguir ter o mínimo de apoio no Congresso Nacional, mas a costura dessa situação bem que poderia ser mais discreta. Foram justamente figuras como Renan e Barbalho, a exemplo de tantos outros da mesma linhagem, que levaram o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao comando do país, por conta do descrédito que imprimiram nos governos do PT. Lula e o PT parecem não ter entendido os 49,10% alcançados truculento Bolsonaro no último dia 30. Parecem não ter ouvido o grito de quase 60 milhões de eleitores brasileiros.

Trecho não duplicado da 101, em Araranguá, deve entrar no Orçamento

Deputado federal catarinense Carlos Chiodini (MDB) conseguiu aprovar duas emendas orçamentárias na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Uma delas relativa a uma obra viária no Norte do Estado, e outra ligada a revitalização do trecho urbano da BR 101 em Araranguá. Trata-se do trecho não duplicado da 101 no município, que necessita de investimentos na casa dos R$ 25 milhões para sua revitalização. A aprovação na primeira Comissão é o primeiro passo para que os recursos possam ser assegurados no Orçamento da União. Agora, a tarefa é fazer a defesa para que a Comissão Mista de Orçamento da Câmara aprove a demanda, o que provavelmente acontecerá. A partir de então a briga é inserir a reivindicação no Orçamento da União, para que o recurso possa ser disponibilizado para a obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.