Cães soltos atrapalham serviço dos leituristas do Samae de Araranguá

Mauricio de Jesus recentemente teve que fazer registro de consumo em uma residência onde o portão estava aberto e dois cães da raça pit bul estavam soltos

Os ataques de cães aos profissionais que fazem a medição do consumo de água nos imóveis, além de afastar o leiturista do trabalho, podem também prejudicar o morador que não terá a leitura do hidrômetro realizada. Apesar das campanhas de conscientização e da redução da quantidade de casos, frequentemente os profissionais do Samae são mordidos por cachorros e sofrem ferimentos.

Para conscientizar os donos de animais e tentar impedir acidentes, os servidores do Samae tentam conversar com os tutores dos cães soltos, seja deixando bilhete, orientando pessoalmente ou transmitindo o recado para familiares e vizinhos. “Normalmente existe compreensão, assim resolvemos a situação por meio do diálogo. Na maioria das vezes é desatenção”, destaca o leiturista Mauricio de Jesus. Recentemente, ele foi corajoso ao fazer registro de consumo em uma residência onde o portão estava aberto e dois cães da raça pit bul permaneciam soltos.”

Várias medidas podem ser adotadas para que o bom senso prevaleça. Uma das soluções é o deslocamento do hidrômetro, que normalmente fica dentro do imóvel, para a calçada. Neste caso, o aparelho fica dentro da caixa padrão – que pode ser adquirida no próprio Samae – possibilitando a leitura sem necessidade de entrar no imóvel.

Outra opção é prender o animal, mesmo que seja dentro do pátio, no dia em que o agente do Samae fará a leitura do hidrômetro. A data da leitura está na fatura de água.

A leitura pela média não registra o volume consumido e, em caso de vazamento ou excesso de consumo, o morador só vai perceber quando for feita uma nova leitura e o registro do consumo correto, o que pode causar prejuízo financeiro ao morador.

O Samae considera que estes animais estão protegendo o território, mas seus donos devem cuidar para que eles não prejudiquem a atividade de leitura, nem a integridade física das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.