O Samae, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, completou, no último sábado, dia 26, 53 anos de fundação. A autarquia percorreu um longo caminho até conquistar solidez como instituição pública a serviço da população. Entre suas atribuições – que são essenciais e refletem diretamente sobre a saúde pública e qualidade de vida das pessoas – destaca-se o fornecimento de água tratada, o harmonioso convívio com a natureza e a viabilização da rede de esgotamento sanitário.
A criação do Samae ocorreu em 26 de fevereiro de 1969, durante a gestão do saudoso prefeito Osmar Nunes (1937-2021), que administrou o município entre 1966 e 1970. Depois disso os investimentos intensificaram-se nas direções e gestões posteriores.
Em relato publicado pela historiadora Michelini Vargas de Matos Rocha, o ex-prefeito Gercino Pasquali – que governou o município entre 1970 e 1973 – afirma que: ‘A água foi um desafio. Pagamos todo o financiamento que tínhamos no BID e liberamos, então, o Ministério da Saúde fez um convênio com a Prefeitura de Araranguá e foram abertos 8, 10 postos com 80 metros de profundidade, de onde saía a água. E foi assim que tomamos a iniciativa de colocar água para Araranguá. Também colocamos água para o bairro Barranca, que era uma tristeza.’ Ele comandava o município na época de implantação da autarquia.
Gratidão aos servidores
O atual diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa, Jairinho salienta a honra e o compromisso em comandar a autarquia: ‘O Samae consolidou-se muito ao empenho dos servidores que literalmente vestiram (vestem) a camiseta. Enfim, eles são a mola propulsora deste verdadeira engrenagem, que inclui fatores como constante investimento na capacitação e aperfeiçoamento profissional; aquisição e manutenção de maquinários e equipamentos; revitalização e ampliação da estrutura.’
Samae 24 horas
Jairo enfatiza que, a autarquia fornece água potável e tratada de qualidade, mas para chegar a este resultado existe a junção de várias atividades. ‘O SAMAE trabalha 24 horas por dia. Além da área administrativa, atendimento, departamentos de Engenharia e Esgoto Sanitário, Almoxarifado, Setor de Compras, setor comercial, Contabilidade e plantão de serviços, as ETAs, Estações de Tratamento de Água, e ETEs, Estações de Tratamento de Esgoto, estão em permanente operação’.
Projeto da ETA Lagoa do Caverá
O diretor comenta que, o Samae tem orgulho do passado de lutas, trabalha no presente, mas também planeja o futuro: ‘Adquirimos uma área de terra de 4 hectares visando futuramente implantar na comunidade de Lagoa do Caverá mais uma ETA. Testes realizados demonstraram a elevada qualidade da água daquele manancial’, disse.
Mananciais naturais
Já o prefeito municipal, Cesar Cesa destaca que o Samae integra capítulos importantes da história de Araranguá. Ele lembrou que a cidade é privilegiada em mananciais naturais de água: ‘Enquanto vários municípios e estados defrontam-se coma escassez deste precioso líquido, em nosso município estamos atendendo a necessidade. Isto é positivo e precisa ser preservado. Pensando no futuro, a gestão da autarquia já adquiriu um terreno em local estratégico na Lagoa do Caverá e está desenvolvendo estudos analisando a construção de mais uma ETA naquela comunidade’, observou.
Hoje, o Samae de Araranguá possui cinco ETA’s: Balneário Morro dos Conventos, imediações do Açude Belinzoni, Distrito Hercílio Luz, Espigão da Pedra e Lagoa da Serra. A autarquia também administra duas ETE’s: no Parque Alvorada e no bairro Urussanguinha (rua Albino Pereira de Souza).