Conferência Municipal debate os desafios da Assistência Social em Balneário Gaivota

A Conferência teve como objetivo avaliação da política da assistência social e a defesa de diretrizes para aprimoramento do SUAS.

Tendo como tema central, “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, foi realizada na tarde desta terça-feira, 03 de agosto, no auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Balneário Gaivota.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, CMAS e contou com a participação de representantes de entidades que atuam na área social do município.

O prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha e primeira-dama Inês Nascimento prestigiaram a cerimônia de abertura oficial, juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social, Onice Medeiros de Lacerda, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Samarina Costa, representante dos usuários da política de assistência social, Jaqueline Mendes e o palestrante Antônio Curioni.

A vereadora Maria Leandro Nunes, representou aos demais vereadores gaivotenses e o governo municipal foi representado pelas secretárias de Saúde, Educação, Indústria e Comércio e Administração e Finanças. A cerimônia foi abrilhantada por apresentações dos alunos que participam das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, do CRAS.

Em seu discurso, a secretária de Desenvolvimento Social, Onice Medeiros de Lacerda, destacou a importância do trabalho social, por reunir, não só os profissionais, mas também os usuários. “Precisamos de fato dessa união para saber o que estamos fazendo e onde podemos melhorar. Agradeço a toda equipe do Social que trabalhou para esta conferência”, disse.

Kekinha defende apoio social e capacitação

O prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha, falou da honra em estar prefeito e poder oferecer cursos de capacitação para os moradores. “Já são 564 vagas oferecidas para qualificar a nossa mão-de-obra local, numa parceria com a área social”. Kekinha também destacou a construção de nova creche no bairro Brilhamares, que vai ofertar mais de 125 vagas para crianças de 0 a 5 anos, ampliação da creche Pingo de Gente, na Lagoa de Fora, nova

Farmácia Pública em Lagoa de Fora, entre outras ações no campo social e da saúde”.
O palestrante da Conferência, Antônio Curioni, desafiou o prefeito a permanecer até ao final de sua palestra, “o senhor será o 4º prefeito, em 26 palestras a permanecer até o final”, o desafio foi aceito e o prefeito Kekinha tirou muito proveito das palavras do palestrante, com importantes orientações para os gestores.

“Abra o olho sobre alguns termos de ajustamento de conduta que serão oferecidos, é pegadinha para as prefeituras, que já bancam muitas ações no campo social”, alertou Curioni, enquanto destacava cada eixo temático da conferência. Após a palestra foram formados 5 grupos entre os participantes para debater os eixos temáticos da CMAS que foram:

1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
Para melhor aprofundamento dos debates propõem-se algumas questões norteadoras das discussões:
5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Após os debates nos eixos temáticos pelos conferencistas, foram escolhidos os 4 delegados, 2 governamentais e 2 não governamentais, que participarão da Conferência Estadual, que vai acontecer de forma virtual, nos dias dia 19, 20 e 21 de outubro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.