Saúde de Santa Rosa quer zerar filas de exames até o fim do ano

Unidade Central de Saúde conta com clínicos gerais, médico pediatra, especialista em Saúde Mental, e ginecologista e obstetra

Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Casagrande Velho Mattioli, até o final do ano, a intenção é zerar as filas de espera por consultas com especialistas e por exames em Santa Rosa do Sul.

A Secretaria de Saúde de Santa Rosa do Sul tem no comando a fisioterapeuta e funcionária de carreira da Prefeitura há 15 anos, Fernanda Casagrande Velho Mattioli. Ela conta que, desde o dia 5 de já janeiro, todas as Unidades de Saúde têm suas equipes de ESF, Estratégia Saúde da Família, com o quadro completo de funcionários.

Para a Unidade Central de Saúde foram contratados, além dos clínicos gerais, médico pediatra, especialista em Saúde Mental, e ginecologista e obstetra.

“O posto de saúde Central vem passando por reformas estruturais para a adaptação dos novos ideais  dessa nova gestão. A humanização dos ambientes está por todos os lugares”, disse a secretária, complementando que ainda a muito por fazer, visto que a unidade não apresentava essa característica.

Segundo a secretária, os atendimentos estão sendo mais humanizados e Unidade Central apresenta um centro de triagem para Covid, que funciona de segunda a sexta. São realizados todos os tipos de exames para diagnosticar o vírus.

Atualmente foram investidos R$ 120 mil, em compras de medicamentos para a farmácia pública, que tem um gasto mensal em torno de R$ 40 mil. “Havia uma grande necessidade na aplicação deste valor na farmácia, pois, desde que assumimos, não conseguimos organizar a distribuição de medicamentos, visto ao estado em que encontramos  a farmácia”, conta a secretária.

“Também investimos em exames e consultas com especialistas. Muitos pacientes esperavam exames e consultas com especialistas desde 2018. Algumas filas de espera por exames e consultas com especialistas médicas já foram sanadas. A meta é até o fim desse ano zerar todas as filas”, afirmou Fernanda.

“A saúde que pretendemos fazer é de forma preventiva, educativa com orientações e suprir as necessidades dos pacientes. A vacinação contra a Covid vem sendo referência em todo Sul do estado”, disse a secretária.

De acordo com Fernanda, a equipe de agentes comunitárias está toda completa e recebendo o piso nacional referente à profissão. O prefeito Almides da Rosa, juntamente com a secretária, vem trabalhando muito para melhorar a Saúde em Santa Rosa do Sul.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.