Previsão de calorão, granizo, ventania, frio e neve para os próximos dias

O final de semana deve ser “de verão”, segundo previsão do meteorologista Piter Scheuer. Sábado e domingo devem ter predomínio de sol e calor com temperaturas próximas dos 26/30°C durante a tarde com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul.

O ingresso de uma frente fria, organiza diversas áreas de instabilidades na terça-feira com chuva acompanhada de trovoada com risco de alguns temporais localizados (chuva forte, granizo, raios e ventania).

Uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) deve dominar as condições atmosféricas na região Sul do Brasil entre os dias 28, 29, 30 e 31 de julho a 1 de agosto (quarta, quinta, sexta e final de semana) promovendo dias gelados e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC (temperaturas negativas em varias cidades).

Formação de geada ampla entre as madrugadas e manhãs/noites com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.

Há chance de neve e chuva congelada para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) entre a madrugada/manhã da quinta-feira (29/07) devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera, mas não possível afirmar com certeza. “As projeções desta quinta-feira (22) mostram um janela para a quinta (29), mas ainda é muito longe. Para definir melhor, só com 48 horas de antecedência. Condição propicia para a formação de sincelo nos Morros mais elevados do topo do Planalto Sul.

 

TEMPERATURA

Máximas (auge do frio) variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 3/6ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 13/16ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. No pico do frio, mínimas oscilando entre 0/-7ºC na maior parte de SC com destaque para as áreas frias do Oeste, Meio Oeste e Planaltos. Mínimas entre -8/-11ºC no Topo da Serra e Campos de Palmas ou até menos (possível quebra de recorde em várias estações meteorológicas).

Deve haver formação de gelo em vários pontos nas rodovias em SC do Oeste aos Planaltos durante a madrugada/manhã.

 

Agricultura

bananicultores, fumicultores (evitar o transplante, se possível), hortas comerciais, plantas ornamentais, frutas tropicais (maracujá entre outras culturas), variedades precoces de frutas de clima temperado terão risco alto de danos intensos por geada e vento gelado (geada negra). Também atenção na piscicultura tropical (elevar o nível do açude, se possível), maquinário agrícola (uso de anticongelante ou locais protegidos do frio intenso) na maior parte de SC. Danos no trigo precoce (em fase reprodutiva). Também congelamento de água nos canos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.