Pelo Estado | O desafio do governo na Reforma da Previdência

Servidores Públicos realizaram manifestação que começou na frente da Alesc e cruzou ruas e as pontes de Florianópolis | Foto Daniel Conzi/Agência AL

Uma reunião de líderes nesta quarta-feira, 21, vai definir na Assembleia Legislativa as emendas de bancadas e individuais que serão apresentadas ao projeto da Reforma da Previdência pública de Santa Catarina. Nesta terça-feira, 20, as discussões entre os governistas eram sobre as estratégias a serem adotadas para evitar que o texto que saiu do Centro Administrativo se descaracterize no Palácio Barriga Verde, a ponto de perder o efeito desejado de reduzir o rombo anual de quase R$ 5 bilhões e ao mesmo tempo garantir fôlego para que o sistema honre os compromissos futuros com os aposentados e pensionistas. A tarefa não será fácil diante do que se viu e ouviu na audiência pública realizada na segunda-feira, 19, com a insatisfação do funcionalismo público.

Ao final das quase seis horas de exposições, o secretário da Casa Civil, Eron Giordani, fechou questão quanto à posição do governo: “O debate vai enriquecer o projeto, mas o governo não assume o compromisso de mudar o ponto A ou B, mas de acompanhar de maneira subsidiária o trabalho do Parlamento. Precisamos dialogar até 4 de agosto, data em que a reforma será votada”, afirmou Giordani. A fala de Eron foi reforçada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Milton Hobus (PSD): “Legislativo e Executivo encontrarão o melhor caminho para Santa Catarina. Todos conhecemos onde aperta o calo e onde tem alguma injustiça”.

Os servidores já iniciaram a reação e a passeata na tarde desta terça-feira em Florianópolis, quando várias ruas e até as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles precisaram ser fechadas para a manifestação de mais de mil pessoas, dá a ideia do tamanho do enfrentamento que o governo terá pela frente.

 

Valorização

Deputado José Milton Scheffer comemorou aprovação dos projetos | Foto Agência AL

O projeto de lei complementar (PLC) 0012.0/21, que trata da recomposição salarial dos servidores da Segurança Pública, e a proposta de emenda constitucional (PEC) 007.5/21, que estabelece o novo piso de R$ 5 mil aos servidores de carreira do Magistério Público, tiveram a admissibilidade aprovada na CCJ e pelo plenário da Alesc nesta terça-feira, 20. Relator das duas matérias e líder do governo, o deputado estadual José Milton Scheffer (foto)  destaca que este é o primeiro e importante passo na busca da valorização das duas categorias.

Vacina na fronteira

Uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta terça-feira, 20, ditou os rumos da imunização em 10 municípios catarinenses que fazem fronteira com a Argentina. A intenção do Governo  do Estado é concluir a aplicação da primeira dose na população de 18 a 39 anos nas próximas semanas nas cidades de Bandeirante, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São José do Cedro e Tunápolis. Ao todo, cerca de 25 mil doses precisam ser administradas para atingir todos os adultos aptos destes municípios. A Argentina detectou até o momento 93 amostras das variantes Lambda e Delta.

REFIS

O governador Carlos Moisés sancionou a lei que cria o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2021 (Prefis-SC/2021), que entra em vigor nesta terça-feira, 20. Com a medida, empresas em dívida com o Fisco estadual poderão refinanciar eventuais débitos gerados durante a pandemia. A redução pode chegar a 90% do valor das multas e juros. “O Prefis foi aperfeiçoado no Parlamento e, agora, está pronto para auxiliar aqueles que foram diretamente afetados pela pandemia”, disse.

Banco da Família

A prefeitura de Lages e o Banco da Família uniram forças para atender os microempreendedores individuais (MEIs) da cidade serrana. Maior instituição de  microcrédito no Sul do Brasil,  o Banco da Família agora tem um posto de atendimento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, destinado a facilitar a liberação de crédito pelo programa Juro Zero. Lages conta com aproximadamente dez mil microempreendedores individuais ativos, somando cerca de 70% das 17 mil empresas locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.