Nesta sexta-feira (23), o mundo se volta para Tóquio, de olho no início dos Jogos Olímpicos. Porém, a semana do evento, que já é histórico (e que deve aparecer aqui no Hoje é Dia nos próximos anos) pelo fato de ter sido o primeiro adiado e sem presença de público da história, também é marcada por eventos relevantes do passado.
Já no dia 18 de julho, um dos maiores feitos da história olímpica completa 45 anos. Nesta data, em 1976, a ginasta romena Nadia Comaneci tornou-se a primeira pessoa a ganhar uma “nota 10” (pontuação máxima na época) em competições olímpicas de ginástica. Em 2016, o Portal EBC destacou o feito como um dos mais memoráveis da era moderna dos Jogos.
No mesmo dia, a despedida de Pelé da seleção brasileira também faz aniversário. Em 18 de julho de 1971, Pelé fez, contra a antiga Iugoslávia, sua última partida oficial com a camisa do Brasil. Por sinal, o esporte no qual Pelé é “rei” tem o seu “dia” comemorado em 19 de julho.
A data é considerada o Dia Nacional do Futebol e existe desde 1976. Trata-se de uma homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, clube mais antigo em atividade no Brasil. O Recordar é Viver, da TV Brasil, recuperou histórias pitorescas do esporte, em programa exibido no início da década de 1990. Assista:
Fora do esporte, também há celebrações
No dia 18, dois chefes de Estado são (cada um ao seu modo) relembrados. A data é chamada de “Dia Internacional Nelson Mandela” (celebração instituída pela ONU em 2009 para homenagear o ex-presidente da África do Sul). Também no dia 18 de julho, a coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil completa 180 anos.
Outras personalidades lembradas nesta semana são seu Nenê, fundador da escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde, que completaria cem anos no dia 24, e Amy Winehouse, cantora que faleceu há dez anos, no dia 23 de julho de 2011.
A semana também é marcada por homenagens a cantores líricos (no dia 22 de julho) e a tatuadores (o Dia Nacional do Tatuador é 20 de julho). Em 2018, o Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre a data.
Por fim, o dia 22 de julho marca a primeira transmissão da história do programa de rádio mais antigo do Brasil ainda em transmissão: o Programa Nacional (hoje A Voz do Brasil). Há 86 anos, a primeira edição do programa ia ao ar e, no ano passado, foi fruto de reportagem na Agência Brasil.
Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:
Coroação de Dom Pedro II como Imperador do Brasil (180 anos)
Ginasta Nadia Comăneci torna-se a primeira pessoa na história a conquistar o 10 perfeito em ginástica nos Jogos Olímpicos de 1976 (45 anos)
Pelé se despede da seleção brasileira de futebol, que empata por 2 a 2 com a Iugoslávia no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (50 anos)
Dia Internacional Nelson Mandela – instituído pela Assembleia Geral da ONU em apoio à data comemorativa iniciada em 2009, pela Fundação Nelson Mandela, para incentivar as pessoas a dedicarem 67 minutos de seu tempo na ajuda ao próximo; Nelson Mandela dedicou 67 anos de sua vida à serviço da humanidade
Dia Nacional do Futebol – a data foi escolhida, em 1976, por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul
Fundação da Rádio Tropical Solimões, em Nova Iguaçu (65 anos)
Dia Nacional do Tatuador – instituído pelo Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing de São Paulo (SETAP-SP), para marcar a data em que o tatuador dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen, chegou a São Paulo, dando início à tatuagem artística profissional feita com máquina elétrica no Brasil
Morte da cantora paulista Elza Laranjeira (35 anos) – foi para a Rádio Nacional no início da década de 1960
Dia do Cantor Lírico
Primeira transmissão do Programa Nacional, hoje A Voz do Brasil (86 anos) – programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em transmissão
Morte da cantora britânica Amy Winehouse (dez anos)
Início do 1º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (100 anos) – foi o congresso da fundação do PCC e teve encerramento em 31 de julho de 1921
Início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, na cidade de Tóquio – em 24 de março de 2020, os Jogos foram adiados para o verão de 2021 no Hemisfério Norte, como consequência da pandemia de covid-19
Nascimento da médica parasitóloga paraense Maria von Paumgartten Deane (105 anos) – uma das pioneiras da ciência no Brasil
Nascimento do sambista mineiro e fundador da escola de samba paulista Nenê de Vila Matilde, o Seu Nenê (100 anos)
Nascimento da escritora ucraniana Elisa Lispector (110 anos)
Estreia, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a revista musical Joujoux e Balangandans , de Luís Peixoto, com música de Ari Barroso e Lamartine Babo (80 anos)
Agência Brasil