Pelo Estado | FIESC lança programa de apoio a indústrias afetadas pelo tarifaço

Consultoria para novos produtos e mercados, suporte para acesso a crédito e incentivos públicos e capacitação para funcionários em situação de inatividade são serviços gratuitos que integram o desTarifaço, pacote lançado pela Federação das Indústrias de SC (FIESC) nesta quinta-feira, 28. No foco do programa, estão as indústrias exportadoras e os trabalhadores afetados pelo aumento nas tarifas de importação dos Estados Unidos.

“O impacto do tarifaço não é uniforme. Em alguns casos, temos pequenas e médias indústrias com mais de 90% do seu faturamento comprometido. Temos que dar apoio a estas empresas e seus trabalhadores”, destaca o presidente da FIESC, Gilberto Seleme.

Um estudo preliminar feito pela FIESC mostra um impacto proporcionalmente maior para pequenas e médias cidades de regiões como Planalto Norte, Meio-Oeste e Serra.

O desTarifaço é integrado por serviços especializados, oferecidos pela FIESC e suas entidades: SENAI/SC, SESI/SC e IEL/SC, e disponibiliza apoio às empresas na busca por crédito e benefícios governamentais, consultoria para abertura de novos mercados, consultoria para adequação de produtos e linhas de produção, auxílio na obtenção de bolsistas especializados para reposicionamento, consultoria jurídica sobre os recursos da CLT e para negociações sindicais. Além da capacitação de funcionários em situação de inatividade, recapacitação de trabalhadores demitidos, com vistas aos setores com carência de mão de obra, acompanhamento psicológico para recolocação profissional e ações de articulação institucional.

Em outra frente de atuação, desde a apresentação das “tarifas recíprocas” pelo governo dos EUA, no começo de abril, a FIESC se mobiliza institucionalmente na abordagem do tema, com uma escuta ativa da indústria, a partir de pesquisa com exportadores e nas reuniões de suas Câmaras Setoriais e Temáticas.

Na próxima semana, a FIESC participa de uma missão empresarial organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a Washington, nos EUA. Nos dias 3 e 4 de setembro, o grupo terá encontros com escritórios de advocacia, reuniões na Embaixada do Brasil e diálogos com autoridades do governo americano.

 

Pet Levado a Sério

A Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (Semae), por meio da sua Diretoria Estadual de Bem-estar Animal, prorrogou as inscrições para o maior programa de castração de cães e gatos do país, o Pet Levado a Sério. Agora, com o novo prazo, os municípios faltantes tem até dia 27 de setembro para efetuar a adesão ao programa. Até o momento, 270 municípios catarinenses, – 96% das cidades elegíveis, se inscreveram para receber os recursos do Governo do Estado para os mutirões locais de castração e capacitações em políticas públicas de bem-estar animal nas suas cidades.

 

Em andamento

A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina  informou oficialmente que já está em andamento o processo para contratação de empresa especializada que será responsável pela elaboração dos projetos executivos de engenharia do contorno viário ligando a BR-280/SC à BR-153/PR.

A demanda foi apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) em moção aprovada no plenário da Assembleia Legislativa. O documento solicitava prioridade do governo federal para a obra, considerada estratégica para Porto União e região.

 

Diplomas cassados

O Ministério Público Eleitoral obteve na Justiça a cassação dos diplomas do prefeito de José Boiteux, Geovani Lunelli (MDB), e do vice dele, Emerson Genezio Dell Agnollo (MDB) , de uma suplente de vereador em um município do Alto Vale do Itajaí. A sentença decorre de uma ação ajuizada pela Promotoria de Justiça Eleitoral após reunir provas de práticas ilícitas durante as eleições de 2024.

De acordo com a ação, foi constatada a compra de votos por meio da distribuição de cestas básicas e da oferta de valores em dinheiro a eleitores, além do uso abusivo de recursos econômicos para desequilibrar a disputa. Testemunhas confirmaram que a estrutura de um estabelecimento comercial da família dos investigados foi utilizada para armazenar e distribuir benefícios.

Para o Ministério Público Eleitoral, essas condutas comprometeram a igualdade de oportunidades entre os candidatos e violaram a lisura do pleito, justificando a adoção das medidas mais severas previstas na legislação.

 

Educação

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta prevê obrigações para os fornecedores e controle de acesso por parte de pais e responsáveis e promete também combater a chamada adultização de crianças nas redes sociais. Defendendo a mesma pauta, duas deputadas catarinenses, de “partidos divergentes”, uniram-se para aprovar a a Semana da Segurança Digital nas Escolas Estaduais de Santa Catarina, a ser realizada anualmente na primeira semana de outubro.

O objetivo é incentivar o debate sobre o uso responsável da tecnologia, cibercidadania e riscos em ambientes digitais, como cyberbullying, abuso sexual virtual e vazamento de dados pessoais.

O projeto é da deputada estadual Ana Campagnolo (PL) e recebeu parecer favorável da presidente da Comissão de Educação da Alesc, Luciane Carminatti (PL). É o interesse da população acima de quaisquer ideologias políticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.