Entrevista | “Santa Catarina se destaca pela força econômica e pela diversidade de setores em franco desenvolvimento”

Júlio Garcia, deputado estadual e presidente da Alesc

 

O deputado Estadual (PSD) Júlio Garcia está, pela quarta vez, como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A Coluna conversou com ele para saber sobre os principais pontos de atenção do Estado, como educação, saúde e economia. Confira:

 

Pelo Estado – Deputado, a relação entre o Executivo e o Legislativo é sempre um ponto sensível. Como o senhor avalia a atual harmonia e os desafios nessa interação, especialmente diante dos grandes projetos e reformas que o governo do estado busca implementar?

Julio Garcia – Na relação entre os poderes a harmonia é fundamental, porque dela também derivam o respeito e a independência. Eu tenho isso como objetivo e priorizei a harmonia em todos os momentos em que estive no comando do legislativo catarinense, como agora. E penso que atualmente vivemos em um ambiente harmônico e de respeito, com cada Poder exercendo devidamente o seu papel. Neste cenário, a discussão dos projetos e reformas se torna muito mais profícua e efetiva, o que é bom para o Estado. Nosso parlamento tem um histórico de muita ponderação e responsabilidade no trato dos projetos de origem parlamentar e também dos que chegam por parte dos demais poderes, porque é isso que a sociedade espera de nós e penso que temos exercido essa representação de forma muito eficiente.

 

Pelo Estado – A pauta econômica é prioritária. Quais as principais bandeiras que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina pretende defender e fomentar para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado nos próximos meses, considerando as particularidades regionais e os desafios de infraestrutura?

Julio Garcia – De fato, dedicamos uma atenção muito grande no parlamento estadual para os assuntos relacionados com a economia, porque isso afeta diretamente a vida em nosso Estado. Santa Catarina se destaca pela força econômica e pela diversidade de setores em franco desenvolvimento, o que justifica nossa atuação neste segmento. Recentemente, em Mafra, durante as sessões itinerantes, as entidades empresariais da região se manifestaram e apresentaram suas demandas, muitas relacionadas com infraestrutura e a importância da atuação do poder público nesta área para incentivar o desenvolvimento econômico. Nós recebemos essas demandas para contribuir com a construção das possíveis soluções. Esse papel também é muito importante. Da mesma forma, a Alesc tem uma posição proativa em projetos como os que concedem benefícios fiscais que impactam positivamente nossa economia e que modernizam nosso sistema tributário. E creio que esta é umas principais bandeiras, ou seja, fazer da atividade legislativa uma ferramenta para incrementar o crescimento econômico estadual, especialmente em melhorar em todos os níveis nossa infraestrutura. Outro compromisso da Alesc é não autorizar qualquer aumento da carga tributária em Santa Catarina.

 

Pelo Estado – A saúde pública é uma preocupação constante dos catarinenses. Que papel a ALESC, sob sua presidência, tem desempenhado e pretende intensificar na busca por soluções efetivas para as dificuldades do setor, tanto na fiscalização dos recursos quanto na proposição de novas políticas?

Julio Garcia – A saúde é certamente um dos temas mais presentes na atividade legislativa da Alesc e na manifestação dos deputados. E, é importante destacar, o setor de saúde é também o destino de uma importante fatia das emendas parlamentares que todos os anos os deputados aprovam, o que revela a importância dada pelos parlamentares a este tema. Do ponto de vista legislativo, são muitas as ações que objetivam melhorar o atendimento em saúde, inclusive na criação de políticas públicas de maior alcance social. E tratamos dos mais variados temas através da atuação da Comissão de Saúde, que vão desde a saúde mental nas escolas públicas até programas para prevenção ao AVC ou apoio aos doentes de câncer. Então, efetivamente, a Alesc atua para dar visibilidade às dificuldades apontadas pelo cidadão e trabalha na busca de alternativas ao mesmo tempo em que atua com muita atenção na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

 

Pelo Estado – Da mesma forma a Educação básica e o ensino fundamental, pilares essenciais para o desenvolvimento mas, que são grandes desafios da gestão pública. Como a Assembleia contribui nessas questões?

Julio Garcia – A atuação dos nossos parlamentares não é diferente quando o assunto é educação. Nossa Comissão de Educação é muito atuante e este tema é frequente nas proposições legislativas. E também com um leque bastante amplo de assuntos, sempre com o objetivo de melhorar a legislação específica e ampliando as políticas públicas. Posso destacar a atuação da Alesc nas ações de prevenção e combate aos atos de violência nas escolas. É um assunto que tratamos com muita responsabilidade e agilidade para entregar respostas rápidas para a sociedade. A Alesc fez isso e continua fazendo, liderando a principal iniciativa nesta área, em parceria com outras instituições e as forças de segurança. Assim como na saúde, a educação também tem recebido uma parte importante das emendas parlamentares, o que tem contribuído muito com a melhoria tanto das estruturas como dos serviços oferecidos em nossa rede pública.

 

Pelo Estado – A representatividade e a transparência são pilares da democracia. Que iniciativas a Assembleia Legislativa tem desenvolvido ou planeja para aproximar ainda mais o cidadão catarinense do processo legislativo e para garantir a total transparência das ações dos parlamentares?

Julio Garcia – Desde o ano passado, a Alesc tem realizado um roteiro de sessões itinerantes que já passou em praticamente todas as regiões catarinenses e ainda tem outra prevista para este ano. É sem dúvida um movimento concreto de transparência e aproximação do Legislativo com a sociedade, porque não é apenas e a realização das sessões fora da Capital. É um momento em que abrimos espaço para escutar as instituições e as lideranças de uma forma muito mais ampla e qualificada. Os quarenta deputados estaduais passam dois dias realizando seu trabalho com toda a estrutura da Alesc, mas principalmente conhecendo e discutindo as realidades regionais. Além disso, também apoiamos todas as iniciativas internas de transparência, sejam legislativas ou administrativas e nossas ações de comunicação caminham nesta direção também. Essa aproximação com a sociedade se dá por outras ações que realizamos, como as bancadas regionais, com programas como Parlamento Jovem e Estágio Visita que abrem nossa estrutura para os jovens, em programas sociais com o Antonieta de Barros ou mesmo pelas ações da Secretaria de Apoio às Câmaras Municipais, que promove um interessante serviço para contribuir com a melhoria dos legislativos municipais. Esse processo de aproximação é irreversível e muito positivo tanto para o parlamento como para a sociedade.

 

Pelo Estado – O senhor é uma figura experiente na política catarinense. Quais seriam os maiores desafios e as oportunidades que o senhor enxerga para Santa Catarina no cenário político nacional, especialmente com as discussões sobre reforma tributária, pacto federativo e, principalmente, nessa polarização que vive nosso país?

Julio Garcia – Os últimos anos ajudaram a consolidar Santa Catarina como um estado produtor, inovador e moderno, que não se deixa intimidar pela sua pequena área territorial para ser um dos mais importantes para a economia nacional. E isso, claro, se estende para os avanços sociais, de geração de emprego, renda e prestação dos serviços públicos. Então, nosso estado já trilhou e venceu os caminhos mais tortuosos para o desenvolvimento, criando um cenário já bastante favorável. Nossos desafios estão no sentido de manter esta realidade e preparar nossas estruturas para receber o enorme contingente de brasileiros que estão escolhendo Santa Catarina. O IBGE confirma que lideramos a lista dos estados com a maior migração e são as condições de vida aqui que incentivam isso. Não é ruim, mas precisamos colocar isso também no planejamento. A reforma tributária é um fator importante neste planejamento, porque ainda existem divergências sobre quais estados poderão ganhar ou perder com as novas regras, mas, neste caso, o tempo e implantação das mudanças é que poderão esclarecer. A Alesc vai estar sempre atenta a este assunto para assegurar os nossos direitos como ente da federação. É claro que a polarização chega à Alesc, porque aqui também é uma casa política. Mas respeitamos todas as correntes e garantimos espaço de manifestação a todos, sempre prezando pelo respeito e serenidade.

 

Pelo Estado – Por fim, Deputado, qual o legado que o senhor almeja deixar com sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa? Que marca o senhor quer que seja lembrada de sua passagem por este importante cargo?

Julio Garcia – Trabalho para deixar um legado que reforce a importância do Poder Legislativo e que justifique sua importância para uma sociedade mais justa. O parlamento de hoje é diferente, evoluiu e se modernizou. Hoje temos um olhar muito mais efetivo para fora do nosso espaço e atuamos como um poder mais presente, que faz uso de programas sociais e da capacitação de gestores públicos para contribuir com serviços melhores para a sociedade. Este é um legado que certamente me orgulha, que meus antecessores ajudaram a construir e que os próximos deverão dar continuidade. Nossa gestão também promove a valorização dos deputados, garantindo a eles toda a estrutura necessária para o trabalho legislativo e de representação, além de apoio e reconhecimento aos servidores, que no nosso caso são muito qualificados e entregam um trabalho de qualidade para a sociedade. Acho que cada presidente que aqui passou, em cada época, deixou um legado importante para o crescimento do Poder Legislativo e espero ter feito o suficiente para merecer reconhecimento também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.