Rolando Christian Coelho | 11/12/2023 | MDB faz confraternização suprapartidária

MDB de Sombrio realizou confraternização de final de ano no último sábado. O evento acabou ganhando uma proporção suprapartidária, com a participação de lideranças políticas de diversas outras siglas, a exemplo do PL, PDT e PSC. O vereador Adriano Coelho de Jesus, o Adriano Magrão (PRTB), também participou do evento.

Chamou a atenção a ausência de lideranças do União Brasil, partido que, em princípio, faz parte da base aliada a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB). Isto pode ser um indicativo de que a legenda estará aliada à oposição em 2024, compondo até mesmo uma dobradinha majoritária com o Progressistas, do vereador Peri Soares, que é pré-candidato a prefeito.

Pelo que ficou demonstrado durante a confraternização, MDB, PL, PDT e PSC estarão unidos no ano que vem, bancando o projeto de reeleição da prefeita Gislaine Cunha. Também é bastante provável que o vereador Adriano Magrão se filie ao PL, integrando o grupo de Gislaine. Esta migração para um novo partido se daria em março, durante a janela de transferência partidária.

Algo que também ficou bastante evidenciado durante confraternização foi a união do MDB municipal em torno do projeto do partido para o ano que vem. Uma série de ruídos pairavam sobre a legenda desde meados do ano passado. A eleição do ex-prefeito Zênio Cardoso para presidir o MDB, e sua consequente ascensão como coordenador do projeto de reeleição de Gislaine, acabaram trazendo tranquilidade ao partido, assim como ao grupo partidário que orbita a gestão municipal.

Durante o evento, que contou com a participação do deputado estadual Tiago Zilli (MDB), houve uma homenagem especial ao ex-vereador Nego Gomes (MDB), que sofreu um AVC há alguns meses, e está afastado das atividades político-partidárias emedebista, das quais era participante ativo. Na ocasião, também foi realizada a filiação do ex-vereador Gimael Beckhauser ao MDB sombriense.

Além da candidatura à reeleição da prefeita Gislaine Cunha, e da candidatura a prefeito do vereador Peri Soares, Sombrio também deverá contar com a candidatura ao executivo do policial civil Glauter Soares (PT).

Finais

Deputado estadual José Milton Scheffer (PP) está de nariz torcido com o PL do governador Jorginho Mello. Mesmo com o Progressistas manifestando apoio ao governador na Assembleia Legislativa, e participando do primeiro escalão de seu governo, o PL tem investido bastante na cooptação de lideranças do partido do deputado. Recentemente o PL filiou o ex-presidente do Progressistas de Balneário Arroio do Silva, Jairo Borges, irmão do ex-prefeito Juca Borges. Agora, o alvo do partido de Jorginho Mello é a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PP), uma das principais apoiadoras de Zé Milton no Sul do Estado. O deputado solicitou textualmente que o PL foque em outros partidos, respeitando a parceria com o Progressistas.

Convém ressaltar que não é só o Progressistas que tem reclamado do PL estadual. O MDB, que também tem apoiado o governo de Jorginho Mello na Assembleia Legislativa, e participa de seu secretariado, é outro partido que não está nem um pouco contente com as articulações políticas dos liberais. Aqui em nossa região, por exemplo, o prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, deixou o MDB para se filiar ao PL, a convite da deputada federal Júlia Zanatta (PL) e do próprio governador. Nos bastidores, os aliados têm sugerido que Jorginho foque em legendas que não estão diretamente ligadas ao governo, como é o caso do PSD; ou que cuja ligação não seja tão relevante, como é o caso do Republicanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.