Partido dos Trabalhadores tem realizado reuniões nos municípios aqui do Extremo Sul Catarinense com foco no pleito eleitoral do ano que vem.
Estas reuniões, que são chamadas de plenárias pelos petistas, já aconteceram recentemente com filiados dos municípios de Araranguá, Sombrio, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Praia Grande.
Ao longo das próximas semanas os demais municípios da região também deverão ter suas plenárias, com exceção de Meleiro, Timbé do Sul e Morro Grande.
É que nestes três municípios o PT não possui diretório, nem comissão provisória, e provavelmente não dispute a eleição municipal do ano que vem.
De acordo com o Coordenador Regional do PT, Ozair Banha da Silva, o partido pretende disputar a chapa majoritária, assim como a proporcional, nos demais 12 municípios de nossa região onde está organizado.
Neste sentido, vai buscar manter alianças com outras legendas que dão sustentação ao governo do presidente Lula da Silva (PT) em Brasília. Em não havendo a possibilidade de alianças, o PT disputará as eleições ainda que com chapa pura.
A intenção da Coordenação Regional do PT é fazer com que a legenda marque presença na maior quantidade possível de municípios da região, de acordo com Banha, “até mesmo pela necessidade de fazer contraponto aos partidos de direita e de extrema direita”, que também estarão disputando o pleito municipal de 2024.
Em princípio, é provável que o PT lance candidato a prefeito, ou no mínimo a vice, nos 12 municípios da região onde está organizado ou em fase de organização.
Ainda que esteja aberto a composições, como ressaltado, o partido não nutre muitas expectativas de fazer alianças com as siglas que já estão no poder, e que fatalmente bancarão projetos de reeleição, ou buscarão fazer sucessores.
Do outro lado da moeda, o PT também observa que a grande maioria dos partidos de Santa Catarina estão buscando construir projetos ligados a ideologias de direita e extrema direita, o que dificulta alianças com os petistas.
Por conta disto, é que se vislumbra o PT disputando as prefeituras municipais de nossa região, na grande maioria dos casos, com chapa pura.
Afora isto, o PT também já se posicionou contrariamente a participação em coligações que tenham chapa única para a disputa majoritária.
Em Praia Grande, por exemplo, Progressistas e MDB estão trabalhando para fechar uma aliança com os demais partidos, objetivando o lançamento de um único candidato a prefeito e a vice.
Neste caso, o PT não embarcaria nesta aliança, lançando necessariamente candidatos majoritários.
Finais
Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado estadual Tiago Zilli (MDB), abriu expediente para convidar todos os 21 presidentes de Associações de Municípios, de todo o Estado catarinense, para reuniões objetivando ouvir as demandas regionais.
O primeiro presidente a participar de uma reunião com a Comissão de Assuntos Municipais será o prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa (PSDB), que preside a Amesc, a Associação dos Municípios dos Extremo Sul Catarinense. A data da reunião ainda não está agendada, mas deverá acontecer nas próximas semanas.
Ministro dos Transportes, Renan Filho, se reuniu nesta semana com parlamentares federais do MDB catarinense. A pauta do encontro contemplou investimentos que a gestão nacional deverá fazer em rodovias federais em Santa Catarina nos próximos anos.
Foram tratados de assuntos ligados a BR 101, BR 470, BR 163, BR 282, BR 153, e tudo quanto é outro tipo de BR que se possa imaginar. Todavia, nada de se tratar da BR 285, que contempla a Serra da Rocinha, entre Timbé do Sul e o município gaúcho de São José dos Ausentes. Faltando apenas um quilômetro para sua conclusão, a Rocinha permanece a deriva.