Rolando Christian Coelho | 02/10/2023 | Cristian Rosa assume Progressistas de Sombrio

Progressistas de Sombrio elegeu na sexta-feira à noite seu novo comando local. O bioquímico Cristian Rosa, que concorreu à Prefeitura Municipal em 2020, foi eleito por aclamação para ser o novo presidente do partido pelos próximos dois anos. O ex-presidente Jairo Adriano Freitas, o Nano, assumiu a vice-presidência do partido.

A primeira secretaria passará a ser ocupada por Bruno Amorim, e a segunda secretaria por Eduardo Oliveira. O primeiro tesoureiro será Edson Talau e o segundo tesoureiro Lisandro Darós.

Em princípio, o Progressistas caminha a passos largos para homologar o nome do vereador Peri Soares como o candidato do partido ao executivo municipal ano que vem. Este sentimento foi externado até mesmo pelo novo presidente, que em sua fala de posse endossou o nome de Peri como o pré-candidato do partido à Prefeitura Municipal.

A posse de Cristian Rosa no comando do Progressistas também é simbólica. Ela objetiva deixar a entender que a legenda está unida para a eleição municipal de 2024. É que até poucos meses atrás não havia a certeza ainda se o candidato a prefeito pelo partido ano que vem seria Peri ou Cristian.

Nos últimos seis meses a disposição de Peri cresceu bastante, na medida em que Cristian passou a se retirar do processo. Foi justamente para que a retirada de seu nome não fosse interpretada como um racha no Progressistas, que se deu sua eleição como novo presidente do partido.

Para o próximo pleito eleitoral, o Progressistas intenta ampliar seu leque de alianças visando a disputa majoritária e proporcional. Em 2020, a legenda disputou a eleição municipal de Sombrio aliada ao PSDB e ao PSD.

Para 2024, o partido abriu conversações com todas as legendas, mas está especialmente próximo do PSDB, União Brasil, Solidariedade, como também do grupo político que trabalhou pela eleição de Clodoaldo Sartor Patrício ao executivo municipal em 2020, ocasião em que ele disputou a prefeitura pelo PRTB.

Por ora, o cenário aponta três candidatos majoritários em Sombrio ano que vem. Além de Peri Soares, pelo Progressistas, e da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), que deverá disputar a reeleição, há também a disposição do PT de bancar a candidatura do policial civil Glauter Soares ao executivo municipal.

Finais

Partido Liberal de Timbé do Sul oficializou a posse de sua executiva municipal na sexta-feira à noite. A legenda será comandada no município por Robson Pizzolo, que é assessor parlamentar da deputada federal Júlia Zanatta.

O evento contou com a presença da própria deputada, como também de lideres regionais do PL, a exemplo do prefeito de Meleiro, Eder Mattos, e do prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia. De acordo com o Coordenador Regional do PL, André Fernandes, seu partido está se preparando para estar organizado em todos os municípios do Extremo Sul com vistas ao pleito municipal de 2024, objetivando o lançamento de candidatos majoritários nos 15 municípios da região, seja na condição de postulantes a prefeito, ou a vice.

Deputados estaduais do Progressistas, José Milton Scheffer, Pepê Collaço, e Altair Silva, que na semana passada se reuniram com prefeitos e vices do partido, sem a presença de membros do comando estadual da legenda, estão orquestrando um encontro com o governador Jorginho Mello (PL).

O objetivo é estreitar laços entre os municípios que têm prefeitos ou vices ligados ao partido e o Governo do Estado, como também buscar uma maior aproximação entre o Progressistas e o PL para as disputas municipais do ano que vem.

É interessante notar que os contatos que estão sendo feitos com o governador correm em paralelo a comissão provisória estadual do Progressistas, recentemente empossada. A movimentação acaba dando a entender que o partido tem dois comandos em nível estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.