Para voltar às atividades presenciais, as turmas foram separadas em número de 11 crianças por turno e todas as medidas sanitárias em relação à prevenção à pandemia do coronavírus foram adotadas
Balneário Gaivota
Em novas e amplas instalações, numa casa ampla, aconchegante, com ambiente arejado, espaço externo com arborização e uma merenda e almoço da melhor qualidade. É assim que o SCFV, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Desenvolvimento Social retornou as atividades presenciais no último dia 5, atendendo uma clientela de 60 crianças de seis a 15 anos de idade, assistidos pelas oficinas do programa.
A nova casa fica bem no Centro de Balneário Gaivota e tem salas para todas as oficinas como: Taekwondo, Step, Meio Ambiente, Cidadania e recreação. O diretor do SCFV, o pedagogo e historiador Enedir Alexandre Honório, o Dinho, foi convidado pelo prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha, para assumir a nova gestão do serviço, que já desempenhava desde 2015.
“Aceitei o desafio e vejo que as coisas mudaram para melhor. Desde o novo local, mais amplo, a merenda com frutas variadas, o almoço para as crianças preparado pela Téia, que agora tem peixe no cardápio e temos um grupo de facilitadores, estagiário e orientador social, todos empenhados em dar um atendimento com acolhimento às crianças que aqui chegam dos bairros e comunidades do Município”, frisa o professor Dinho. Para dar o suporte na alimentação e cuidados com as crianças e adolescentes, Dinho conta com o apoio da Dona Téia, Rosa Maria dos Santos, que tem prazer de cozinhar.
Para voltar às atividades presenciais, as turmas foram separadas em número de 11 crianças por turno e todas as medidas sanitárias em relação à prevenção à pandemia do novo coronavírus foram adotadas. No sobrado, há tapetes de sanitização na entrada principal e saída para o pátio e bosque. No SCFV, há uma sincronia com o CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Tanto é que no momento os alunos estão participando de oficina de Cidadania, com debate sobre o ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde foram confeccionados cartazes com base nos direitos e deveres do estatuto. As atividades farão parte de exposição itinerante pelos locais públicos de Balneário Gaivota, com o objetivo de valorizar a arte e criatividade das crianças.
O diretor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, professor Dinho, espera reativar as oficinas de Capoeira, Coral e Teatro.
“Quando o prefeito Kekinha me convidou para um novo desafio de voltar a dirigir o serviço, eu não pensei duas vezes, porque eu amo estar aqui. Sinto-me comprometido com as crianças e seus familiares porque precisamos fortalecer vínculos. Conheço cada uma delas e seus familiares. Essa interação é muito importante para mim”, conclui.