Rolando Christian Coelho | 31/08/2023 | PSDB está sumindo em Santa Catarina

Após mais de 20 anos fora do comando do Palácio do Planalto, o PSDB começa a da ares de que entrou na UTI. O partido não consegue se reoxigenar, e tem definhado por todo o país. Esta realidade não é diferente em Santa Catarina. Recentemente a legenda perdeu a filiação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que migrou para o PSD. O ex-senador e ex-governador Leonel Pavan também deu adeus ao partido, migrando igualmente para o PSD.
O PSD, aliás, tem sido a legenda que mais tem abrigado tucanos nos últimos tempos. O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) é outro que há tempos está de namoro com a legenda.
O fato é que o PSDB ficou sem referência, tanto em nível federal, quanto estadual. Depois de quatro mandato do arquirrival PT, e de um mandato de Jair Bolsonaro (PL), os tucanos entraram em estado de inanição. A solução para os líderes políticos do partido tem sido migrar para legendas que estão próximas do poder executivo. Neste momento, o PSD é quem tem cumprido com este papel, por ter desenvolvido a habilidade de negociar com gregos e troianos.
Aqui em nossa região o PSDB possui as filiações dos prefeitos de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, e de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa. Ambos não estão podendo contar com muito mais do que o trivial, vindo de seus deputados. Para piorar a situação, desde fevereiro deste ano a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) tem ocupado, apenas por empréstimo, a cadeira na Câmara dos Deputados que pertence a deputada, e atual Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto (Cidadania). Trata-se, na verdade, de um mandato engessado, que necessita conviver com um Governo Federal comandado pelo PT, onde as portas para o PSDB nunca estiveram abertas.
Pelo andar da carruagem é muito provável que a grande maioria dos líderes tucanos acabem jogando a toalha nos próximos dois ou três anos, migrando para outras legendas.

Finais

Amanhã, sexta-feira, o Progressistas de Jacinto Machado deverá se reunir em nível local, para uma rodada de conversações sobre o pleito municipal do ano que vem. De acordo com o presidente municipal do partido, Renato Zanatta, a legenda deverá ter candidato majoritário em 2024, e alguns nomes já vêm sendo prospectados. O presidente, no entanto, diz que o partido só dará publicidade em relação a seus possíveis pré-candidatos a prefeito a partir de outubro ou novembro. É especulada também uma possível aliança entre o Progressistas e o PT, que bancaria um novo projeto eleitoral em torno do ex-prefeito Antônio de Fáveri (PT). Neste caso, o Progressistas concorreria como seu vice. Do outro lado da moeda, o MDB vem trabalhando o nome do empresário Sander Just, o popular Bambi, como seu pré-candidato a prefeito.

Senador Jorge Seif (PL) estará em nossa região amanhã. Ele chegará via Aeroporto de Torres (RS), às 11h, e seguirá para o município de Ermo, onde será recepcionado pelo prefeito Paulo Della Vechia (PL). No município se reunirá com lideranças políticas da região e depois do almoço concede coletiva à imprensa. Às 15h30min está prevista uma visita à prefeita Gislaine Cunha (MDB), na Prefeitura Municipal de Sombrio. Às 19h o senador participa de um encontro do PL de Balneário Gaivota, que deverá se transformar em um evento regional do partido. Jorge Seif virá acompanhando de sua esposa, Catiane Seif, que é Secretária Adjunta da Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. Ambos irão pernoitar em Balneário Gaivota, retornando para Florianópolis no sábado pela manhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.