O Progressistas de Sombrio caminha a passos largos para referendar a candidatura do vereador Peri Soares ao executivo municipal, ano que vem. Em 2020, o partido disputou a prefeitura com o bioquímico Cristian da Rosa, e havia a expectativa de que ele pudesse voltar a concorrer em 2024. As movimentações na legenda, no entanto, indicam cada vez mais a consolidação do nome de Peri, que a cada dia que passa trabalha de forma mais afincada pela aglutinação de seu partido. Seu caminho ficou ainda mais livre depois que o ex-prefeito Jusa Tiscoski (PP) passou a demonstrar explícito desinteresse por uma eventual candidatura executiva na próxima eleição.
O desafio do Progressistas para o ano que vem não é pequeno. O MDB está em seu terceiro mandato consecutivo em Sombrio e bancará o projeto de reeleição da prefeita Gislaine Cunha, que mantém bons níveis de aceitação popular. Afora isto, o PT também deverá lançar como candidato a prefeito o policial Civil Glauter Soares, o que fragmenta a oposição. Peri, no entanto, não tem nada a perder, e joga com a possibilidade de agregar ao seu grupo político as possíveis rupturas da situação.
Os próximos meses serão fundamentais para se vislumbrar o real cenário a ser montado para a eleição municipal de Sombrio. O foco é saber quais partidos estarão aliados a prefeitura Gislaine Cunha, e quais que, estando com ela em 2020, poderão não estar em 2024. Neste contexto entra a figura de Clodoaldo Sartor Patrício, que também disputou o executivo na eleição passada pelo PRTB, conquistando 17,57% dos votos. Ele pode optar por uma nova candidatura a prefeito, ou ainda se aliar a Gislaine ou a Peri. Dependendo de sua movimentação a história da eleição sombriense ano que vem pode ser uma ou outra.
Finais
Senador Jorge Seif (PL) estará em nossa região no próximo dia primeiro, onde cumprirá agendas em alguns municípios. Em princípio, já está confirmada sua ida a Meleiro e a Ermo, municípios que são administrados respectivamente por Eder Mattos e Paulo Della Vechia, prefeitos filiados ao PL. No mesmo dia, à noite, o senador participará de um evento do PL de Balneário Gaivota, que deverá acabar se transformando em um encontro regional do partido, ainda que este não seja o objetivo do evento. De acordo com o Coordenador Regional da legenda, André Fernandes, além de Gaivota, Meleiro e Ermo, é possível que Jorge Seif também visite outros municípios da região. “Teremos apenas um dia, mas vamos tentar maximizar ao máximo a presença do senador na região”, comenta o Coordenador.
Vereador meleirense Anderson Scarduelli, provável candidato a prefeito do município pelo PL, no ano que vem, com o apoio do prefeito Eder Mattos (PL), já começa a ter nomes apontados como seu possível vice, na eleição que se avizinha. Dois nomes, no entanto, têm se ressaltado: o do atual vice-prefeito, Pedro Luiz Schuvartz, o Cotoco (PL), e o do Secretário Municipal de Administração e Finanças, Júlio César de Oliveira (PL). Nas últimas eleições municipal, Meleiro teve três candidatos a prefeito, cenário que também vem sendo configurado para o pleito de 2024. Isto acaba justificando o fato do PL pretender bancar uma candidatura executiva com chapa pura, a exemplo do que já aconteceu em 2020. Isto não significa que o partido não terá aliados para a disputa municipal do ano que vem.