Atual patinho feio da política catarinense, Partido dos Trabalhadores começará a realizar plenárias municipais a partir deste mês, em todos os municípios aqui do Extremo Sul Catarinense. O objetivo é prospectar cenários atuais, com vistas às eleições de 2024. Paralelo a estas plenárias, o PT tem feito pequenos encontros para alinhar o partido em alguns municípios. Nesta semana, por exemplo, reestruturou a legenda em Ermo, que estava desmobilizada.
O PT tem o franco desejo de lançar candidatos majoritários e proporcionais em todos os municípios da Amesc, como forma de fortalecer a legenda, dando-lhe a robustez que já teve no passado em nossa região. As dificuldades, no entanto, não são pequenas. Em Meleiro, Morro Grande e Timbé do Sul, por exemplo, a sigla não possui sequer comissão provisória, e está tendo dificuldades de mobilização. Coincidência ou não, nestes três municípios o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto candidato a reeleição no ano passado, ultrapassou os 70% dos votos no segundo turno.
Mas nem tudo é desalento dentro do PT. O partido tem alguns projetos já bastante adiantados, como é o caso de Sombrio, onde o policial civil Glauter Soares deverá concorrer ao executivo municipal. O advogado Francisco Lisboa é cotado para ser seu vice, através do PCdoB.
O PT também apostas fichas na ressureição política do ex-prefeito de Jacinto Machado, Antônio de Fáveri, através de uma aliança com o Progressistas. Em Praia Grande, município onde a esquerda mantém sua pujança local, o PT tem grandes chances de indicar tanto o vive do Progressistas, que governa o município, como do MDB, que está na oposição.
Todas estas questões, no entanto, começarão a ser encaminhadas a partir de agora, com as plenárias municipais do partido. Elas devem se estender até outubro, quando o partido, então, terá uma radiografia de sua realidade regional.
Finais
Concurso público que será realizado em Ermo, pela Prefeitura Municipal, ofertando cem vagas em diversos setores, apresentou um dado interessante. De acordo com o IBGE, o município tem 2.269 habitantes, no entanto, o concurso atraiu a inscrição de 2.425 pessoas. Ermo realizou seu último concurso público em 2011, ocasião em que pouco mais de 300 pessoas se mostraram interessadas em trabalhar na prefeitura. As inscrições foram abertas no último dia 27 de junho e as provas serão realizadas no próximo domingo, dia 6. De acordo com o prefeito Paulo Della Vechia (PL), “a grande quantidade de candidatos deverá qualificar ainda mais os serviços prestados pela Prefeitura de Ermo, o que é muito bom para o município e sua população”. De todo modo, Paulinho não esconde sua surpresa diante da quantidade de inscrições. “De fato é um número que ninguém esperava”, comenta o prefeito.
Nada contra Cristiano Zanin, que assumiu a cadeira que era de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal, mas está na hora de o Brasil mudar seus critérios de escolha para a Suprema Corte. Zanin tem 47 anos, é amigo pessoal do presidente Lula da Silva (PT) e poderá ficar no STF até 2050, quando completará 75 anos. Além de amigo, o novo ministro foi advogado de Lula nos processos da Lava Jato, e agora tem nas mãos uma caneta pesadíssima, pronta para julgar, ou não julgar o governo federal.
A indicação de Cristiano Zanin por Lula em nada se diferencia das indicações de Kássio Nunes Marques e de André Mendonça, feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Nitidamente, o que pesou em todos os casos foi a afinidade ideológica, e não a meritocracia para se ocupar o cargo. No fim das contas, o poder que era para ser o mais independente de uma República, acaba sendo a mera consequência de amarras políticas.